Isso porque desde 2016, a Prefeitura vem instalando o serviço de telefonia VoIP (tecnologia que permite chamadas pela internet), o que reduz os custos de comunicação por permitir ligações gratuitas entre as unidades da administração municipal
Segundo levantamento da Controladoria Municipal, a economia em 2019 nas contas de telefone da Prefeitura de Botucatu alcançou R$ 873.753,32, ou seja, de 1,3 milhão de reais que eram pagos ao final de 2017 sendo que, atualmente, o pagamento fica próximo de 500 mil reais.
Isso porque desde 2016, a Prefeitura vem instalando o serviço de telefonia VoIP (tecnologia que permite chamadas pela internet), o que reduz os custos de comunicação por permitir ligações gratuitas entre as unidades da administração municipal.
“Paralelamente a essa tecnologia, trabalhamos fortemente no corte de linhas desnecessárias que eram pouco utilizadas (60 linhas), no corte de serviços embutidos nas contas sem necessidade de uso, como manutenção estendida e busca automática, e centralização da gestão da telefonia. Isso permitiu identificar as demandas reais e evitar pagamento de juros por atraso de pagamento. Outra ação importante foi o monitoramento das ligações, tornando mais adequado o uso da ferramenta de trabalho”, explica Gilberto Mariotto, Controlador Municipal.
A expectativa da Prefeitura é que até o fim do primeiro semestre de 2020 todos os equipamentos telefônicos estejam operando com a tecnologia VoIP. Outra ação a ser implementada em 2020 será a modernização e centralização das centrais PABX, que prevê uma economia adicional de R$ 300 mil por ano.
Da Assessoria