Fotos: Valéria Cuter
Ação tem finalidade preventiva e repressiva, com orientação e fiscalização para coibir ações delituosas e infracionais no trânsito, onde existe aglomeração de pessoas ou grande fluxo de veículos
Na noite deste sábado, dia 18, a Policia Militar, sob o comando do tenente Stasiak e contando com a participação da Guarda Civil Municipal esteve em diferentes setores da Cidade desenvolvendo a “Operação Direção Segura”, que se estendeu até a madrugada de domingo (19). O objetivo é estreitar o relacionamento entre a comunidade e a Polícia Militar.
A operação tem finalidade preventiva e repressiva, com orientação e fiscalização. O propósito é prevenir ações delituosas e infracionais no trânsito, como embriagues ao volante, apreensão veículos furtados e/ou roubados; verificação de documentação e estado de conservação de veículos, assim como coibir outras infrações de trânsito em praças, bares, vias públicas ou próximos a locais de grande aglomeração de veículos e pessoas.
Também, durante a operação, policiais militares e agentes municipais ficam atentos com relação a captura de procurados da justiça, perturbação do sossego público, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma, entre outras tipificações de crime.
Em números, o trabalho desenvolvido resultou em 37 pessoas abordadas; 14 carros vistoriados; 14 motocicletas vistoriadas; 28 condutores fiscalizados;1 recusa de teste de bafômetro e 2 carros e 1 motocicleta recolhidos.
De acordo com o tenente Stasiak, os locais onde se desenvolvem as operações são mantidas em sigilo até poucos minutos do seu início. “Saímos em comboio da 1ª Companhia e paramos num ponto onde existe aglomeração de pessoas ou grande fluxo de veículos. Permanecemos um determinado tempo, executamos o trabalho e procuramos um outro local. O tempo de permanência em cada setor varia de acordo com a movimentação”, explica o oficial da PM.
O comando da PM adianta que outras operações como esta serão realizadas em pontos estratégicos da Cidade, com apoio da Guarda Municipal, tendo a finalidade de coibir os mais variados tipos de delitos e dar a sensação de segurança à população.