Para o processo de adoção é preciso preencher uma ficha cadastral e a pessoa interessada pode comparecer ao canil para conhecer o animal e escolher aquele que mais lhe agradar, sem nenhum custo adicional
“Adote, porque amigo não se compra”. É esse o slogan da campanha intitulada “Feirinha da Adoção” a ser desenvolvida pelo canil Municipal com o propósito de incentivar a comunidade a adotar cães e gatos. A campanha acontece dia 15 de fevereiro, sábado, na Avenida Itália, s/n – Lavapés (Garagem Municipal), a partir das 13 horas.
O Canil Municipal está com vários animais prontos para doação. Abandonados por seus proprietários eles foram recolhidos e após contar com assistência médico veterinária, são disponibilizados à adoção.
Para o processo de adoção é preciso preencher uma ficha cadastral e a pessoa interessada pode comparecer ao canil para conhecer o animal e escolher aquele que mais lhe agradar, sem nenhum custo adicional.
O animal só sai do canil castrado, salvo se for filhote e é marcada uma data para seu retorno para que o processo cirúrgico seja feito. É um procedimento rápido e de fácil recuperação. O trabalho de castração é a única forma de diminuir a população de animais indesejados que fatalmente são abandonados, morrem ou exibem uma triste visão nas ruas da Botucatu.
O Canil Municipal também desenvolve parceria com a Associação Protetora dos Animais (APA), realizando trabalhos educativos que estimula a posse responsável de animais por seus proprietários, visando uma convivência saudável entre pessoas e animais.
Vale destacar que o Decreto da Lei n° 24.645/34 e Lei Federal n° 9.605/98, dispõem sobre a tutela de todos os animais pelo Estado e sobre as sanções penais e administrativas que são aplicadas a todo aquele que praticar atividade lesiva ao meio ambiente, incluindo maus tratos, abandono e crueldades contra animais.