Policiais estavam munidos de informações apontando que um furto de equipamentos pesado havia ocorrido em Franco da Rocha e acreditaram que poderia ter vínculos com outro furto semelhante registrado em Itapetininga
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu num trabalho desenvolvido pelo delegado Geraldo Franco Pires e investigador Marcos Franco, com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, identificaram uma máquina motoniveladora furtada em Botucatu e localizada em Franco da Rocha. Nessa operação três pessoas foram presas acusadas de crime de receptação.
Paralelo a isso, os policiais de Botucatu estavam munidos de informações apontando que um crime idêntico, ou seja, furto de equipamentos pesado havia ocorrido em Itapetininga. Por acreditar que ambos os furtos poderiam ter vínculos cometidos por uma única quadrilha e, munidos de informações como filmagens de parte da cena do crime ocorrido em Itapetininga, os policiais identificaram o veículo que atuou naquele crime.
Após compartilhamento de dados coletados com policiais de Itapetininga, a DIG de Botucatu se deslocou até a cidade de Castilho, onde realizou diligências junto a uma dezena de assentamentos ilegais e vinculados ao crime organizado que existem naquela região.
Durante o trabalho os policiais localizaram a máquina motoniveladora furtada numa estrada rural que liga a cidade de Castilho a um bairro de nome Nova Independência, na divisa com Três Lagoas/MS. O equipamento foi apreendido e devolvido à vítima. O trabalho continua para identificar os autores do furto.