Especialistas da Unesp de Botucatu explanam sobre coronavírus na Tribuna Livre da Câmara

Imagem padrão

O hospital é um dos centros de referência para o diagnóstico e tratamento do covid-19 no Brasil e já dispõe, inclusive, de um ambulatório para orientar quem vai viajar para o exterior

 

Os médicos Sebastião Pires Ferreira Filho e Letícia Lastoria Kurosawa, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM), da Unesp de Botucatu,  estiveram na Câmara Municipal para fazer uma exposição sobre o coronavírus – covid-19, que está se espalhando pelo mundo de maneira muito rápida em razão de sua proliferação e a facilidade com que se espalha. O objetivo dos especialistas foi de transmitir tranquilidade à população e orientar sobre os cuidados básicos a serem tomados.

Segundo eles, há poucos casos no Brasil e o HCFMB preparou um fluxo de atendimento seguro para atender os casos de suspeita ou contaminação pelo vírus. O Hospital da Unesp de Botucatu é um dos centros de referência para o diagnóstico e tratamento do covid-19 no Brasil e já dispõe, inclusive, de um ambulatório para orientar quem vai viajar para o exterior.

Eles também responderam perguntas dos internautas e vereadores sobre os sintomas, formas de transmissão e gravidade da epidemia e destacaram os cuidados básicos a serem adotados por toda população, como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, evitar contato das mãos com olhos e boca e evitar proximidade com pessoas com sintomas de gripe. Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico imediato, “evitando utilizar transporte público” para o deslocamento.

 

Casos confirmados no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) que subiu para 34 o número de casos confirmados do novo coronavírus no país. A quantidade de casos suspeitos, ainda sob investigação, é de 893, segundo o balanço nacional do ministério. Apenas a Região Norte não tem casos confirmados da doença.

O estado com mais casos confirmados é São Paulo (19), seguido pelo Rio de Janeiro (8). Os outros estados com casos confirmados são Bahia (2) e Alagoas, Minas Gerais, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul com um caso registrado até  agora.