Na chegada ao local os policiais perceberam o forte odor e gemidos dos animais que estavam trancados dentro da residência com cadeados, estando gatos e cachorros em meio a fezes e urina sem água ou alimento
Nesta segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros de Avaré foi acionado por moradores do Bairro Avaré I para averiguação de animais que estariam trancados em uma residência. Segundo o sargento Monteiro, que coordenou a operação, na chegada ao local os policiais perceberam forte odor de urina e fezes e gemidos dos animais que estavam dentro da residência que se encontrava com os portões, portas e janelas bem trancados inclusive com cadeados, estando os animais no escuro, sem água ou alimento.
A Vigilância Sanitária foi acionada e a veterinária Adriana prestou os primeiros atendimentos aos animais, visivelmente desidratados e assustados, além de problemas respiratórios devido a falta de ventilação e a inalação constante dos odores gerados pelas fezes e urinas.
O policiamento esteve no local, onde o sargento Telmo elaborou o boletim de ocorrência (BO) da PM de maus tratos de animais, o qual será encaminhado para a investigação da Polícia Civil, pois até o encerramento da ocorrência ninguém se apresentou como proprietário ou morador da residência.
De acordo com o sargento Monteiro, foram resgatados 6 gatos e 3 cachorros e todos foram recebidos pela ONG Amor de 4 Patas, onde permaneceram em quarentena para a realização de exames e vacinas. “A situação era tão impressionante que foi necessário utilizar máscaras de incêndio ambiental com filtro para poder acessar o interior da residência, deixando comovidos os moradores e profissionais que acompanharam o resgate”, explicou Monteiro.