Empresa terá capacidade para produzir 100 unidades por dia, e aguarda finalização dos testes para ser homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
A PPA, uma indústria de Garça, cidade do interior de SP, que atua há 37 anos no mercado de automatizadores para portas e portões, desenvolveu com materiais próprios um ventilador pulmonar de emergência que, em breve, poderá ser utilizado na rede de saúde para atender pacientes com Covid-19.
O aparelho, chamado PPA 10D, foi concebido a partir dos princípios do funcionamento de um projeto da Poli-USP. Ele foi projetado e desenvolvido na planta de Garça, que terá capacidade para produzir 100 unidades por dia, e aguarda finalização dos testes para ser homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Nesse momento de pandemia, vendo a convocação do Ministério Público Federal de Marília, que solicitou às empresas que fizessem produtos para combate ao coronavírus e para amenizar o sofrimento dos pacientes infectados pela Covid-19, começamos a pensar em um ventilador pulmonar", diz o presidente da empresa, Flávio Peres.
Em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), testes de eficácia do aparelho estão sendo realizados.