Exames serão realizados em pessoas de forma aleatória, através de sorteio antecipado das casas em diferentes bairros e regiões da cidade, distribuídos por faixa etária e sexo, através de testagem domiciliar realizada por profissionais de saúde
Através de uma investigação epidemiológica, serão realizados 1,4 mil testes rápidos em moradores de Botucatu. São testes sorológicos com a finalidade de fazer um levantamento da situação da epidemia na Cidade, com o objetivo de identificar o percentual de moradores que apresentam anticorpo para a doença, o que é popularmente conhecido como “imunidade de rebanho”.
Se o percentual for baixo, significa que muitas pessoas ainda correm risco de se contaminarem com o coronavírus e por isso, será necessário manter restrições quanto a circulação de pessoas em vias públicas, intensificar necessidade de utilização de máscaras, além de continuar a promover o distanciamento social. Caso contrário, com uma grande quantidade de pessoas que já possuem esta imunidade, poderão ser estabelecidas medidas de flexibilização.
Os exames serão realizados em munícipes de forma aleatória, através de sorteio antecipado das casas em diferentes bairros e regiões da cidade, distribuídos por faixa etária e sexo, através de testagem domiciliar realizada por profissionais de saúde.