Secretaria de Saúde de Botucatu registra surto de coronavírus em casas de repouso de idosos

Imagem padrão

Foto – Divulgação

Em reunião entre o Poder Executivo e profissionais de Saúde foi definido que diversas medidas serão tomadas com urgência para intensificar os cuidados com os idosos em casas de repouso

 

Esta semana foi divulgada duas mortes de idosos infectados por covid 19, o novo coronavírus, que estavam internados em duas casas de repouso na região central da Cidade. Uma das mortes aconteceu no Hospital da Unimed e a outra no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Nos dois casos os pacientes deram entrada em estado muito grave, evoluindo para o óbito em poucas horas após a internação hospitalar.

Diante desse quadro, a equipe domiciliar do secretário municipal de Saúde, André Spadaro, esteve nesta quarta-feira (3) na Casa de Repouso Nossa Senhora de Fátima onde uma das vítimas estava internada, para realização de testes em idosos, funcionários e proprietários. Os testes apontaram que 2 funcionários e 8 idosos estão contaminados.

Nesta quinta-feira (4) os testes foram realizados na Casa de Repouso Lar São Rafael, onde estava a outra pessoa que morreu da doença e os testes também foram feitos em idosos funcionários e proprietários. Os resultados serão conhecidos nas próximas horas.

“Essa situação caracteriza um surto de coronavírus numa população de extrema vulnerabilidade e justifica medidas rígidas e imediata interdição e intervenção nessas instituições. Em reunião que tivemos com o prefeito Mário Pardini, o superintendente do HC da Unesp, André Balbi, o chefe da disciplina de Moléstias Infecciosas Alexandre Naime e o secretário de Governo, Fábio Leite, foi definido que diversas medidas serão tomadas com urgência para intensificar os cuidados com os idosos em casas de repouso”, ressaltou André Spadaro.

O secretário adianta que os idosos que testaram negativos para o coronavírus serão transferidos para quartos de hotel onde permanecerão isolados em período de quarentena por 7 dias, permanecendo em observação realizando testes periódicos, acompanhados, diariamente, pela equipe de Saúde.

Já os idosos que testaram positivos permanecerão na casa de repouso onde receberão supervisão médica e se necessário serão encaminhados para internação. “Assim que conhecermos os resultados da Casa de Repouso Lar São Rafael, as mesmas medidas serão adotadas”, disse o secretário. 

Spadaro lembra que a Vigilância Sanitária desenvolve ações nas casas de repouso desde o início da pandemia com visitas a todas as instituições inicialmente presenciais e atualmente através de grupos de mensagens e vídeos e conferências em parceria com a vigilância estadual.  “Essas medidas serão ainda mais intensificadas com enfoque no manejo mais adequado aos idosos com uso correto de materiais de prevenção”, prevê.

O secretário orienta a comunidade que “é fundamental que a suspeita de síndrome gripal em idosos seja feita rapidamente ao primeiro sinal de gravidade seguida de contato com a Central de Coronavírus para desencadear uma avaliação precoce e testagem e o idoso possa ser isolado e encaminhado para internação”.