Hemocentro do Hospital das Clínicas precisa de doadores para repor o estoque de sangue

Imagem padrão

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o hospital receberá doadores de sangue com agendamento prévio 

 

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está com seu estoque abaixo do necessário para atender a demanda e precisando de doações de todos os tipos de sangue, principalmente o “O Negativo”. A cada doação, quatro vidas podem ser salvas. 

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro receberá doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h.

Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356. Além disso, está sendo liberada a entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.

O novo coronavírus tem alarmado os doadores de sangue e, por isso, o estoque do Hemocentro está em queda contínua, sendo necessários todos os tipos sanguíneos, mas principalmente o O negativo. A doação de sangue é segura e não traz riscos ao doador. Mais dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (14) 3813-6931 ou (14) 3811-6041, ramal 140.
 

Requisitos para doação

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

 

Segurança

A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.

O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.

Até o momento, não há evidencias cientificas sobre o contagio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.