Um das mais recentes ações foi na Rodovia Castelo Branco, em Porangaba, quando 40 kg de pasta de cocaína foi apreendida
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram recolhidas 30,2 toneladas de janeiro a agosto, quase três vezes mais que em período igual de 2019, com 11,5 toneladas
A apreensão de drogas na região passou das 30 toneladas no período de janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pela Polícia Federal, de Bauru.
A quantidade apreendida em oito meses de 2020 (30,2 toneladas) é 162,6% maior que a recolhida no mesmo período de 2019 (11,5 toneladas), e representa o maior total contabilizado ao longo da série histórica do período, iniciada em 2001.
O levantamento aponta que, no mesmo período, ainda foram realizadas 6,1 mil prisões na região e registrados 1,6 mil flagrantes por tráfico de drogas. Além disso, 373 armas de fogo ilegais foram apreendidas.
Segundo a secretaria, os números foram obtidos a partir da combinação do trabalho investigativo da Polícia Civil e do policiamento ostensivo da Polícia Militar que, na região de Bauru, conta com o apoio de um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), unidade que atua de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.
O volume recorde de drogas apreendido foi obtido tanto em operações que resultam grande quantidade de entorpecente, como um caminhão carregado com 750 quilos de maconha em Jaú na semana passada, como em apreensões menores, parecidas com a ocorrência da semana passada quando motorista levava 200 quilos da droga numa caminhonete em Pongaí.
No Estado de São Paulo inteiro, o aumento na quantidade de drogas apreendidas nos primeiros oito meses do ano foi ainda maior. Comparado a 2019, o crescimento foi de 62,2%, passando de 119,4 toneladas para 193,7 toneladas.
No período, também foram realizadas 99,3 mil prisões e apreendidas 7,7 mil armas de fogo ilegais, além de serem registrados 28,6 mil flagrantes por tráfico de entorpecentes.