Fotos – Portal do Sudoeste Paulista
Exercício teve participação de mais de 25 bombeiros das cidades de Avaré, Botucatu, Piraju, Itaí, Itapeva, Itapetininga, Tietê, Tatuí, Boituva, contando ainda com a presença de representantes do SAMU de Avaré, e da Defesa Civil de Avaré e Botucatu
Com o intuito de reforçar técnicas de salvamento e resgate de vítimas e de trazer novos conhecimentos ao efetivo administrativo e operacional dos postos de bombeiros de Avaré e região, nesta semana ocorreu um intenso dia de treinamento, na Estação do Corpo de Bombeiros de Avaré.
De acordo com a comandante da Estação, tenente Olivia, os exercícios ocorreram das 8h às 22h30min. O foco do treinamento, chamado de BREC (Busca e Resgate em Estrutura Colapsada), tem por objetivo, ações como exemplo, o salvamento e resgate de vítimas de soterramentos e desabamentos.
Pela manhã os bombeiros assistiram aulas teóricas, e a partir das 13:30h, iniciaram os exercícios práticos, que incluíram: técnicas de busca e localização de vítimas, transporte de vítimas em locais de difícil acesso, escoramento de estruturas colapsadas, e por último uma simulação de ocorrência de túnel de concreto colapsado, onde foram aplicadas todas as técnicas e conceitos que foram apresentadas aos participantes.
No total foram mais de 19h ininterruptas de treinamento teórico e físico que contou com a participação de mais de 25 bombeiros das cidades de Avaré, Botucatu, Piraju, Itaí, Itapeva, Itapetininga, Tietê, Tatuí, Boituva, contando ainda com a presença de representantes do SAMU de Avaré, e da Defesa Civil de Avaré e Botucatu.
Atividades desse tipo são comuns na corporação criada para salvar vidas, “treinamos sempre para oferecer o melhor atendimento possível”, disse a comandante Olívia.
