Corpo de Bombeiros de Botucatu realiza campanha educativa para evitar acidentes no feriado de Carnaval

Imagem padrão

Fotos – Divulgação

São diversas dicas preventivas com folders relativas as ocorrências mais comuns nesta época, como acidentes de trânsito e afogamentos

 

O Grupamento do Corpo de Bombeiros de Botucatu está promovendo uma campanha educativa com a finalidade de evitar casos de acidentes, durante o feriado de Carnaval. Embora os eventos carnavalescos tenham sidos cancelados o feriado se manteve.

São diversas dicas preventivas com folders relativas as ocorrências mais comuns nesta época, como acidentes de trânsito e afogamentos. “Você é o maior responsável pela sua segurança”, diz o slogan.

 

Acidentes no trânsito

– Não dirija vendo o celular, comendo, com animais no colo ou alcoolizado; Faça sempre a manutenção em seu veículo; Siga as regras de trânsito; Dê a preferência aos pedestres e veículos menores; Seja na condução de um veículo ou como pedestre, seja consciente respeitando as leis e o próximo. No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!

 

Acidentes com afogamentos

– Nunca deixe uma criança sozinha na área da piscina. O adulto responsável tem que manter atenção 100% e nunca se afastar além da distância de 1 braço da criança. Outra ação importante é não deixar brinquedos na piscina ou próximo a elas, pois estes são atrativos para a criança tentar pegá-los e poderá cair na água.

– Desligue sempre a bomba da piscina antes de começar a utilizá-la, pois o ralo pode aspirar e prender o cabelo ou outras partes do corpo. Não confie nas boias de braço ou outros flutuantes, pois eles podem murchar e colocá-las em risco. A maior segurança é a atenção, supervisão e vigilância total na criança.

 

Pescarias com embarcações

Para aqueles que gostam de pescar utilizando embarcações, jamais entre nelas sem utilizar o colete salva vidas. Nos rios, não nade afastado da margem e não entre saltando de cabeça em local raso ou que você não conhece a profundidade.

– Se estiver em rios ou cachoeiras, fique atento ao perceber que o volume de água está aumentando, mudando de coloração ou de velocidade. Pode ser uma cabeça d'água, que é uma enchente repentina que pode arrastar e afogar os banhistas. Saia imediatamente e procure um local mais alto para se proteger. Se ingerir bebida alcoólica ou alimentos em demasia não entre na água. Água no umbigo sinal de perigo.