Prevenção educativa em sala de espera proporciona uma reflexão da sociedade em relação as temáticas importantes e ter a possibilidade de tratar isso com os pacientes faz toda a diferença
Lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes da Unidade de Internações e Altas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu HCFMB, convida a sociedade para refletir e assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual, principalmente, contra indivíduos destas faixas etárias.
Aproveitando a data, a Unidade recebeu a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) para uma conversa sobre o tema com os pacientes que aguardavam internação e seus acompanhantes. A ação foi uma parceria entre o NIR, o Núcleo de Atendimento ao Paciente e o Núcleo de Serviço Social.
A assistente social do NIR, Giovana Carvalho de Oliveira Carniato, abordou a importância da temática, como identificar casos suspeitos e as formas de denúncia. “A prevenção educativa em sala de espera proporciona uma reflexão da sociedade em relação as temáticas importantes e ter a possibilidade de tratar isso com os nossos pacientes faz toda a diferença”.
Gerente de Relacionamento e Internações do HCFMB, Janaina Cristina Celestino Santos ressaltou a importância da iniciativa. “Todos os dias, acolhemos os pacientes durante este processo de espera e falamos sobre a rotina do Hospital e sobre várias temáticas importantes de saúde, hoje trabalhamos na conscientização da importância de se denunciar e cuidar de nossas crianças e adolescentes”, encerra.
Por – Maíra Masiero