Realizada em formato híbrido, a Feira teve palestras presenciais e virtuais, salas de debates com a participação de representantes de empresas e rodas de conversa presenciais e virtuais com os temas “Intercâmbio” e “Do estágio ao emprego”
No dia 25 de maio, aconteceu a quarta edição da Feira de Oportunidades, realizada por meio de uma parceira entre Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, com o objetivo de ajudar os alunos a estreitar seu contato com empresas privadas e instituições. O evento desse ano teve mais de 600 estudantes inscritos. Trinta e seis empresas apresentaram suas áreas de atuação e suas oportunidades de trabalho.
Realizada em formato híbrido, a Feira teve palestras presenciais e virtuais, salas de debates com a participação de representantes de empresas e rodas de conversa presenciais e virtuais com os temas “Intercâmbio” e “Do estágio ao emprego”.
Na abertura oficial da Feira, realizada no Auditório Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, o professor caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, comemorou a participação significativa dos estudantes e destacou a importância de um evento dessa natureza para a universidade.
“Esse é um evento bastante aguardado pela nossa comunidade discente. Ele busca orientar nossos alunos de graduação e apresentar um panorama do mercado de trabalho de forma a aproximá-los da realidade da atuação profissional. A ideia é abrir portas para os estudantes vislumbrarem as oportunidades de trabalho para o futuro. Essa edição da Feira chama a atenção pelo grande número de empresas e pela participação massiva dos nossos estudantes”.
O professor Mario de Beni Arrigoni, vice-diretor da FMVZ, agradeceu todos os envolvidos na organização da Feira e reiterou a importância do evento. “É por meio do contato, da troca de ideias é que nós vamos entendendo o que as empresas necessitam. O mercado de trabalho procura mentes inovadoras, empreendedoras. Se formos refletir um pouco é o papel da universidade levar as novas tecnologias e os novos profissionais que vão atender as exigências da sociedade e do mercado. Na área das ciências agrárias, sabemos que isso é fundamental”
O presidente da Comissão Organizadora da Feira, professor Antonio Ismael Inácio Cardoso, do Departamento de Produção Vegetal da FCA, deu recados diretamente aos estudantes presentes. “Aproveitem esse momento, façam perguntas, troquem contatos com os representantes das empresas, comecem a fazer seu networking que, muito em breve, será muito importante para vocês”.
A palestra inicial do evento foi “Programa de Estágio – processo seletivo e dicas para vocês”, ministrada por Bianca Linhares, da área de Recursos Humanos da empresa John Deere. Especialista em mobilidade global, Bianca deu dicas gerais para os futuros profissionais alcançarem sucesso no mercado. “É superimportante vocês trabalharem, não apenas seu conhecimento técnico, mas a forma como vocês se comportam, as chamadas “soft skills”. São elas: capacidade de resolução de problemas, inteligência emocional, empatia, autoconfiança, comunicação, gestão do tempo, espírito empreendedor e criatividade. São essas características que nos diferenciam. Os conhecimentos técnicos nós todos aprendemos, mas essas habilidades nós temos que desenvolver”.
Após a palestra inicial, os alunos se dividiram em salas da Central de Aulas da fazenda Lageado para ouvir e interagir com os representantes das empresas participantes. O período da tarde foi dedicado à programação virtual do evento.
Da Assessoria