O horto ocupa um terreno de cerca de 440 metros quadrados, que se encontrava praticamente abandonado e foi preparado para o cultivo de diversas espécies de plantas medicinais
Abrindo as comemorações dos 50 anos do Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), foi inaugurado na quarta-feira, 8 de junho, o Horto Medicinal “Mil Folhas.na Vila Ferroviária.
O projeto foi concebido e é coordenado pelo Dr. Augusto César Cabral de Menezes, médico do CSE Vila Ferroviária. A ideia recebeu todo apoio da professora Eliana Goldfarb Cyrino, supervisora do CSE e da enfermeira Ana Paula Freneda, coordenadora da Unidade Vila Ferroviária. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Botucatu, Instituto Floravida, Associação Biodinâmica e Ateliê Mocambo.
O horto ocupa um terreno de cerca de 440 metros quadrados, que se encontrava praticamente abandonado e foi preparado para o cultivo de diversas espécies de plantas medicinais. A proposta é integrar a comunidade do entorno, por meio de ações de promoção da saúde combinadas com conceitos da agricultura biodinâmica.
A implantação do horto é desdobramento de um curso de especialização da Fiocruz do qual o médico participou em Brasília, no ano de 2021, cuja proposta era a implantação de quatro espaços de cultivo de plantas medicinais dentro de unidades de saúde do SUS.
“Isso fez crescer uma motivação que já existia dentro de mim. Sou médico e trabalho com a antroposofia, uma ciência na qual a agricultura biodinâmica se fundamenta. Assim foram sendo trilhados os caminhos institucionais, teóricos e práticos para que a comunidade pudesse vir experimentar esse conceito da promoção da saúde através do cultivo de plantas medicinais”, explica Augusto Menezes.