O posto da Unimed foi inaugurado em 2018 e funciona em parceria com o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp e todo o sangue captado é distribuído para 39 municípios da região
A pandemia contribuiu para a diminuição no número de doações de sangue, mas a utilização não caiu na mesma proporção, isso faz com que os Bancos de Sangue trabalhem aquém de suas margens de segurança. A única solução para essa situação é incentivar a doação, que é rápida, indolor e salva outras vidas!
A Unimed Botucatu, aproveitando o Junho Vermelho – mês dedicado à conscientização da doação de sangue, está divulgando seu posto de captação, que fica no centro da cidade, atende com horário agendado e tem estacionamento privativo, facilidades que podem atrair quem quer doar, mas encontra dificuldades na rotina corrida.
O posto de coleta, como é chamado, foi inaugurado em 2018 e funciona em parceria com o Hemocentro do HC da Unesp. Todo o sangue captado alí é enviado ao Hemocentro e, de lá, distribuído para 39 municípios da região.
O posto de coleta da Unimed também recebe àqueles doadores que são convidados, quando um parente, amigo ou conhecido vai passar por um procedimento que precise de sangue, mesmo que esse tratamento não seja no Hospital da Unimed.
Várias entidades já se organizam e fazem campanhas periódicas: como o Rotary Club, A Associação de Cirurgiões Dentista, o Colégio La Salle, Corpo de Bombeiros, Moto Clube e a comunidade da Catedral Metropolitana de Santana, que já fez duas doações em 2022. Não é preciso ser beneficiário Unimed para doar no centro da cidade. É só agendar: 14 3112-7676
Para doar no posto de captação da Unesp é só chegar: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 e aos sábados, das 7 às 12 horas. Os telefones para mais informações são: 14 99624 7055 e 14 99631 5650. Atualmente os tipos sanguíneos que mais são utilizados são A e O (positivo e negativo).
Requisitos para doação
Ter entre 18 e 69 anos e estar bem de saúde
Jovens a partir dos 16 anos – precisam de autorização do responsável
Pesar mais de 50kg.
Não estar em jejum.
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses
Não ter feito tratamento dentário há menos de 7 dias.
Não estar grávida ou amamentando
Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.
Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h;
Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).
Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação.
Por Solange Serafim