Hemocentro recebe doação do Corpo de Bombeiros e faz coleta em campanha no Shopping Park

Imagem padrão

O estoque do Hemocentro precisa ser renovado, continuamente, com todos os tipos sanguíneos, principalmente de O positivo e O negativo, sendo que a cada doação, quatro vidas podem ser salvas 

 

Nesta terça-feira (28) no Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM), Unesp de  Botucatu, os bombeiros das estações de Botucatu e Avaré reuniram-se para doar sangue.

O ato faz parte do calendário anual de campanhas do Corpo de Bombeiros, que no mês de junho, além da Operação Corta Fogo, voltada ao combate a incêndios em coberturas vegetais, conta também com a Campanha Bombeiro Sangue Bom, cujo objetivo é conscientizar para a necessidade de salvar vidas por meio da doação de sangue.

 

Shopping Park Botucatu

Também Hemocentro em parceria com o Shopping Park Botucatu realizou campanha na entrada principal do empreendimento, recebendo 176 doadores e 131 bolsas de sangue, contribuindo para a manutenção dos estoques e salvação de muitas vidas.

Além dos colaboradores do Hemocentro, a ação contou com o apoio dos alunos da XXXIII Turma do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e dos atiradores do Tiro de Guerra 02-048 de Botucatu.

Quem ofereceu carona para a solidariedade sob duas rodas neste sábado foi o regional Botucatu dos clubes Insanos e Lokas Moto Clube (MC), que abrangem também as cidades de Anhembi, Guareí, Itatinga, Manduri, Piraju e Tatuí. Segundo o diretor da Regional do grupo, Paulo Marcelo Sanches Garcia (Don Vavá), esta ação social é realizada anualmente por todas as regionais dos clubes, em proporção mundial.

“No ano passado, conseguimos coletar 20 mil litros de sangue e a meta, para 2022, é aumentar este número. A repercussão para a concentração deste sábado foi excelente, muita gente se interessou em apoiar esta causa. Agradeço a todos da nossa Regional e aos nossos parceiros pelo empenho em ajudar quem mais precisa”.

Cláudio Miranda, diretor do Departamento de Apoio à Assistência do HCFMB, destaca que a campanha superou todas as expectativas. “Superamos a meta imaginada de 150 doadores triados, o que é mais que o dobro de um sábado que fazemos no Hemocentro. Agradecemos à população e à sociedade civil organizada que aderiram, mais uma vez, de forma intensa a esta ação, aos funcionários, servidores e voluntários do Hemocentro que foram brilhantes e ao Shopping pela nobre iniciativa”, encerrou.

 

Requisitos para doação

Vale destacar que o estoques do Hemocentro precisa ser renovado, continuamente, com todos os tipos sanguíneos, principalmente de O positivo e O negativo. A cada doação, quatro vidas podem ser salvas. 

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

 

Lembrando:

– A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.
– Há a liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.
– O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.
– Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.

– Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.