Com 566 metros de extensão, a barragem terá profundidade entre 15 a 20 metros e poderá comportar 10 bilhões de litros d’agua, equivalente a 3.600 piscinas olímpicas e garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas
Continuam em processo acelerado as obras da barragem do Rio Pardo, localizada próximo a represa do Mandacaru e a previsão para iniciar a operacionalidade está prevista para o segundo semestre de 2023.
“Dia a dia essa obra avança. Estamos acompanhando de perto para que tudo seja feito da melhor forma, com segurança e eficiência. Nosso sonho é que em 2023 possamos iniciar a operação deste equipamento e garantir o abastecimento da cidade por 50, 60 anos”, citou o prefeito Mário Pardini, numa das muitas visitas que fez à obra.
O empreendimento que tem investimento de R$ 56,19 da Companhia de Saneamento Básico do Estadual de São Paulo – Sabesp. A barragem garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.
A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.