A experiência já vem sendo implantada em outros municípios, sendo bem-sucedida, com aceitação e aprovação por parte dos servidores e pela própria população atendida
A administração da Prefeitura de São Manuel deu grande salto de qualidade visando melhorar o atendimento à população, principalmente nas questões envolvendo as solicitações do cidadão, dando agilidade ao andamento dos processos protocolados e também nos processos internos.
O passo inicial para implantação do “Sem Papel”, na administração pública, foi dado em reunião realizada entre o prefeito Ricardo Salaro e todos os diretores da administração, juntamente com representantes da empresa 4R de Sistemas & Assessoria Ltda., que mantém contrato de prestação de diversos serviços à municipalidade. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (8) na sede da Diretoria Municipal de Educação.
A implantação se dará pela empresa 4R Sistemas & Assessoria LTDA que trabalha ativamente com os órgãos públicos desde 2002. O anseio por novos desafios e a experiência acumulada durante anos trabalhando com sistemas para órgãos públicos, foram os fatores que motivaram e nortearam o caminho traçado pelos empreendedores da empresa.
A experiência do “Sem Papel”, já vem sendo implantada pela 4R em outros municípios, sendo bem-sucedida, com aceitação e aprovação por parte dos servidores e pela própria população atendida. A linguagem de programação e as ferramentas dos projetos são de última geração, o que permite respostas rápidas quando se trata das suas necessidades.
Todos os softwares da 4R Sistemas são desenvolvidos, mantidos e supervisionados por analistas qualificados que possuem certificações dos produtos, em nível mundial, das ferramentas de desenvolvimento. A 4R Sistemas está plenamente legalizada nas regras comerciais, sendo parceira de pequenas e grandes empresas nacionais e internacionais.
Para a implantação do “Sem Papel”, inicialmente houve a necessidade da conversão de aproximadamente 50.000 cadastros que se encontravam ativos na administração municipal, sendo reduzido e condensado aquilo que vai ser usado, para que possa ser disponibilizado um serviço ágil e de qualidade a população. Será um processo que irá caminhar totalmente de modo digital, com solicitação online pelo cidadão, via site da Prefeitura Municipal.
Ele irá permitir acompanhar toda a evolução do processo pelos diversos setores da administração, emitindo certidões e também irá servir para agilizar a parte operacional, contábil e financeira, maximizando a utilização do papel e consequentemente, cortando despesas e tempo.
O “Sem Papel” será implantado agilizando o andamento do processo com modelo padrão de conhecimento disponível e o cidadão terá a sua solicitação atendida de maneira mais célere, com menos burocracia, além de proporcionar maior segurança, observando inclusive a Lei de Proteção de Dados em vigor.
Por – Oslean do Carmo