Iniciativa dissemina informações sobre doenças infecciosas e formas de prevenção de maneira acessível e interativa, com grande alcance comunitário
O projeto de extensão universitária Dr. Tião responde, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e Instituto de Biociências (IBB), da Unesp – Câmpus de Botucatu, conclui um ciclo de ações após dois anos de iniciativas inovadoras em educação em saúde. Coordenado pelo médico infectologista Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho e pela pesquisadora Dra. Rosana Maria Barreto Colichi, o projeto já envolveu cerca de 150 alunos da Escola Estadual Professor Pedro Torres, disseminando informações sobre doenças infecciosas e formas de prevenção de maneira acessível e interativa, com grande alcance comunitário.
Por meio do quadro educativo “Dr. Tião Responde”, as perguntas feitas pelos alunos se transformam em vídeos disponibilizados no canal da Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC) do Instituto de Biociências da Unesp (IBB) no YouTube. A iniciativa também teve ampla repercussão nas redes sociais, incluindo o perfil do projeto no Instagram (@respondetiao) e TikTok – @respondetiao.
O projeto abordou temas fundamentais como vacinação, higiene das mãos, dengue, infecções pulmonares pelo cigarro e HPV, utilizando recursos lúdicos, tecnologia 3D e metodologias inclusivas, adaptadas para estudantes com necessidades especiais. Segundo a Dra. Rosana Barreto Colichi, co-coordenadora do projeto, “os materiais e atividades foram pensados para incluir todos os alunos, independentemente de suas condições, promovendo aprendizado coletivo e transformação social.”
Além de educar, o projeto cumpre um papel importante no combate às fake news, levando informações precisas às famílias por meio das crianças. “Os alunos não só aprendem como também se tornam multiplicadores de informações seguras em suas comunidades, contribuindo para mudanças culturais e de hábitos”, afirma o Dr. Sebastião.
Resultados e legado
Entre 2023 e 2024, o Dr. Tião responde promoveu 6 intervenções temáticas, que resultaram na produção de vídeos educativos amplamente acessados e discutidos. O impacto já foi apresentado em congressos acadêmicos e publicado em revistas científicas renomadas, reforçando o papel da extensão universitária como agente transformador da sociedade.
Os coordenadores já estão planejando as ações para 2025-2026 e convidam outros de alunos para se inscreverem e participarem do projeto.
As várias temporadas do “Dr. Tião Responde” já está disponível no canal da AgDC no YouTube: https://www.youtube.com/@AgDCIBB. A iniciativa é exemplo de como ciência e tecnologia podem promover saúde e bem-estar coletivo.
Por Leandro Rocha – Vias Digitais