Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, a doença é a segunda mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer
O Serviço Técnico de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu a assistente social Fabiana Cristina Reche e a psicóloga Carla Simões, da Associação de Assistência e Prevenção ao Câncer (APPC) para um bate-papo com pacientes sobre o câncer, com foco no câncer de próstata, em virtude do movimento Novembro Azul, e a importância do acompanhamento multidisciplinar.
Fundada em 2003, a AAPC é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de dar apoio e assistência a crianças, adultos e idosos com câncer. A entidade tem a sua sede em Avaré, com filial em Botucatu.
“A prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença para o prognóstico e qualidade de vida dos pacientes oncológicos”, afirma Raquel de Castro Calixto, enfermeira responsável pelo Serviço Técnico de Radioterapia.
Novembro Azul
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, a doença é a segunda mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce
Da Assessoria