Guarda Civil Municipal divulga dados estatísticos das ações desenvolvidas durante o mês de março

Somente através do plano de patrulhamento escolar e comunitário setorizado, no mês de março foram realizadas 1.495 rondas em escolas e 2.358 pontos de estacionamentos na Operação Presença

A Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Civil Municipal (GCM), informa os dados estatísticos a respeito das ocorrências registradas em Botucatu no mês de março de 2025. Num trabalho conjunto do Centro de Operações Integradas (COI), foram recuperados dois automóveis no mês e identificados sete veículos abandonados, sendo que foram notificados todos os respectivos proprietários e retirados da via pública.

Houve também 40 prisões realizadas pelo efetivo operacional (seja em flagrante, delito ou procuradas pela justiça) e 10 infrações ambientais identificadas pelo Grupo de Proteção Ambiental (GPA), sendo cinco descartes irregular de entulho, uma poda drástica de árvore e quatro queimadas ilegais.

Através do plano de patrulhamento escolar e comunitário setorizado, somente no mês de março foram realizadas 1.495 rondas em escolas e 2.358 pontos de estacionamentos na Operação Presença. No total, a GCM de Botucatu registrou 7.105 ações em março de 2025.

Ronda Municipal amplia o efetivo de agentes

Na última terça-feira (1º), a equipe da Ronda Municipal (ROMU) teve seu efetivo ampliado, visando apoiar as equipes da GCM nas ocorrências e aumentar o policiamento especializado junto à população. Também foi realizada mais uma etapa do treinamento especializado das equipes ROMU e ROMO (Rondas com Motocicleta), que trabalham de maneira integrada.

Durante as aulas, os agentes tiveram exercícios teóricos e práticos de trabalho em equipe, legislação e condicionamento físico. A ROMU e ROMO possuem um equipamento diferenciado e atendem as ocorrências de maior complexidade, além do apoio operacional às demais viaturas da GCM e da realização de operações policiais conjuntas com as Forças de Segurança da Cidade.