Encontro ressaltou a importância de unir conhecimento acadêmico e inovação tecnológica para acompanhar o avanço da bubalinocultura no agronegócio brasileiro
O Centro de Pesquisas Tropicais em Bubalinos (CPTB) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita dos pesquisadores Aníbal Vercesi e Rodrigo Giglioti, de alunos e colaboradores do Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa (SP). A delegação do IZ foi recebida pelo professor André Mendes Jorge, pela pesquisadora Caroline Francisco e pela mestranda Clara Curto.
A visita reforçou a importância da cooperação científica firmada pelas instituições para a primeira edição da Prova de Eficiência em Bubalinos que ocorrerá em 2026, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), e resultou no alinhamento de novos projetos voltados ao desenvolvimento da bubalinocultura.
Durante a visita, além das discussões técnicas, os visitantes puderam interagir com os búfalos e conhecer de perto a infraestrutura do CPTB. O professor André Mendes Jorge ressaltou o impacto da cooperação entre instituições. “A parceria entre o CPTB e o IZ amplia as possibilidades de pesquisa, permitindo integrar expertises e desenvolver soluções aplicadas que trarão avanços significativos para a cadeia bubalina.”
O encontro ressaltou a importância de unir conhecimento acadêmico e inovação tecnológica para acompanhar o avanço da bubalinocultura no agronegócio brasileiro.
Para Caroline Francisco, pesquisadora no CPTB, o trabalho conjunto potencializa a formação de profissionais e a geração de conhecimento. “A interação entre diferentes centros de pesquisa fortalece a inovação e mostra que a bubalinocultura é um setor com grande potencial de crescimento, demandando conhecimento técnico aliado à sustentabilidade.”
Com atuação de destaque nacional, o CPTB da FMVZ/Unesp se firma como um centro de excelência voltado à bubalinocultura, integrando pesquisa, ensino e extensão em prol da sustentabilidade do setor.
A existência da disciplina de Bubalinocultura no curso de Zootecnia da FMVZ proporciona aos estudantes contato direto com a realidade do campo e com projetos inovadores, garantindo a formação de profissionais preparados para atender às demandas atuais e futuras da cadeia produtiva da bubalinocultura.
Por: Sérgio Henrique Santa Rosa


