Instituto de Biociências de Botucatu  participa de concurso nacional sobre farmacologia e saúde materna

Trabalho aborda os desafios da farmacologia no contexto da saúde de gestantes e mães e representa o único projeto do estado de São Paulo na competição

Um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Farmacologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB/Unesp) está concorrendo ao V Concurso Cultural de Divulgação Científica da Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental (SBFTE). A iniciativa integra o edital “SBFTE Jovem – Popularização da Ciência”, que nesta edição tem como tema central “One Health” (Saúde Única).

Com o título “Desafios da Farmacologia na Saúde Materna”, o vídeo produzido pelos pesquisadores discute a importância da farmacologia no cuidado à saúde materna, destacando os desafios relacionados à segurança e à eficácia de medicamentos durante a gestação.

O grupo é coordenado pela professora doutora Valéria Cristina Sandrim, do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB, e conta com a atuação dos discentes Thainá Omia Bueno Pereira, Karoliny Nunes Santos, Luis Fernando Pereira Passeti, Mariana Bertozzi Matheus, Priscila Rezeck Nunes, Daniela Alves Pereira, Julyane Natsumi Saito Kaihara e Gabriela Morelli Zampieri. Os integrantes estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas do Instituto de Biociências (IBB/Unesp) e do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/Unesp).

Representando o estado de São Paulo como o único grupo paulista inscrito no concurso, os pesquisadores concorrem na categoria de votação popular, em que a classificação depende do engajamento do público com curtidas e comentários no post oficial do vídeo no Instagram da SBFTE.

O vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.instagram.com/reel/DPwEc2pjI7p/.

Por: Leandro Rocha – Vias Digitais