Novo espaço amplia a estrutura de acolhimento, ensino e pesquisa do Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares, fortalecendo o compromisso da Unesp com o bem-estar da comunidade
O Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu (IBB/Unesp inaugurou o novo prédio do Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares (NUATRA) — um espaço dedicado ao acolhimento, ao ensino e à pesquisa voltados à saúde mental e aos transtornos alimentares. A cerimônia contou com a presença da reitora da Unesp, professora Maysa Furlan; da diretora e vice-diretora do IBB/Unesp, professoras Percília Giaquinto e Raquel Domeniconi, respectivamente; além de docentes, servidores e estudantes.
O novo prédio amplia a estrutura do serviço, que agora conta com nove consultórios, cozinha experimental e sala de grupos, possibilitando um ambiente mais acolhedor e multidisciplinar para pacientes e profissionais.
Uma história construída pelo cuidado
O NUATRA foi criado em 2022, a partir da iniciativa da professora Luiza Cristina Godim Domingues Dias, do Departamento de Ciências Humanas e de Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB/Unesp. A docente idealizou o projeto após observar, ao longo de sua trajetória profissional, a presença recorrente de sintomas de transtornos alimentares em crianças e adolescentes, sem que houvesse um serviço especializado para atendimento desses casos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Movida por essa lacuna, a professora reuniu uma equipe multiprofissional, composta inicialmente por nutricionistas, psicólogas e psiquiatras, para oferecer atendimentos individuais voltados ao público pediátrico. Em 2024, o núcleo foi ampliado para atender também pessoas adultas, com o apoio do poder público, fortalecendo sua atuação no cuidado integral.
Neste ano de 2025, o ambulatório ganhou novos profissionais, incluindo um assistente social, um técnico de enfermagem e a colaboração de residentes em psiquiatria e estagiários de nutrição, consolidando-se como um espaço de formação e de serviço à comunidade.
Um espaço que acolhe e transforma
Durante a inauguração, a professora Luiza Cristina Dias, coordenadora do NUATRA, destacou que o novo espaço simboliza uma conquista coletiva e reforça o papel do núcleo no cuidado especializado. “O NUATRA nasceu do desejo de oferecer um serviço de saúde pública que acolhesse e tratasse pessoas com transtornos alimentares. O novo prédio representa a consolidação desse trabalho, com um espaço mais amplo, funcional e acolhedor, pensado para garantir o bem-estar de quem procura ajuda e de quem aqui atua”, destacou.
A professora Maysa Furlan, reitora da Unesp, ressaltou o impacto do núcleo na formação de profissionais e no compromisso social da universidade:
“O NUATRA tem um papel fundamental, não só na formação de recursos humanos, mas também no atendimento de transtornos alimentares e na aproximação da universidade com a sociedade. Ele produz conhecimento, forma profissionais e presta um serviço essencial de excelência”.
A diretora do IBB/Unesp, professora Percília Giaquinto, também enfatizou a importância do espaço como um elo entre a universidade e a comunidade. “Esse prédio ficou muito bonito e, além da temática que ele abrange, é um espaço aberto para a comunidade de Botucatu e região. Ele reforça a missão do Instituto de Biociências de unir ciência, ensino e cuidado para transformar realidades”, comentou.
Atendimento e contato
Em casos de suspeita de Transtornos Alimentares, o contato pode ser feito nas unidades de saúde onde a pessoa tem cadastro, ou diretamente com o NUATRA, pelo telefone (14) 3880-0182. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: www.ibb.unesp.br/nuatra
Leandro Rocha – Vias Digitais


