Iniciativa atende a uma demanda antiga dos especialmente aqueles que não possuem carro ou têm dificuldade de transporte para descarte ambientalmente correto
Reunião entre a Associação de Moradores do Rio Bonito e a Secretaria do Verde, avançou na definição do novo Ecoponto do bairro, em Botucatu.
O conceito de Ecoponto caracteriza-se por um espaço para a entrega voluntária e gratuita de resíduos recicláveis ou volumosos (como móveis, eletrônicos, entulho de pequenas obras, podas de árvores), que não devem ir para o lixo comum, evitando o descarte irregular e promovendo a reciclagem e o tratamento correto, com auxílio de funcionários para separação. A população leva os materiais (plástico, papel, vidro, metal, etc.) e os deposita em caçambas específicas para cada tipo de resíduo
O Ecoponto será instalado no final da Rua João Maschetti, seguindo o mesmo modelo dos pontos já em funcionamento na Vila dos Pescadores e no Porto Said, destinado ao descarte de resíduos verdes, como podas de árvores, restos de jardinagem e outros materiais orgânicos.
A iniciativa atende a uma demanda antiga dos moradores de Rio Bonito, especialmente aqueles que não possuem carro ou têm dificuldade de transporte, oferecendo um local mais próximo e acessível para o descarte ambientalmente correto.
A partir de fevereiro de 2026 estão previstas obras de nivelamento do solo, cercamento da área e instalação de sistema de monitoramento, garantindo uma estrutura segura e eficiente para toda a região do Rio Bonito.
