Vacinação é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde, Faculdade de Medicina da Unesp, Justiça Eleitoral e Ministério Público, que atuarão com apoio voluntário durante a ação
Cerca de 30 mil doses da vacina contra a dengue, das cerca de 80 mil destinadas à vacinação em massa em Botucatu começou a chegar à cidade na manhã desta quarta-feira (14). As doses já foram entregues à Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, dando início à logística da campanha, que será realizada neste domingo (18).
Além de Botucatu, os municípios de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) também realizarão a aplicação simultânea das doses no mesmo fim de semana. De acordo com a Prefeitura de Botucatu, a vacinação pode reduzir em até 80% as internações e prevenir cerca de 50% dos óbitos relacionados à doença. A escolha do município como um dos polos da estratégia nacional levou em consideração o sucesso de campanhas anteriores, como a vacinação contra a Covid-19.
A vacinação em massa contra a dengue é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde, Faculdade de Medicina da Unesp, Justiça Eleitoral e Ministério Público, que atuarão com apoio voluntário durante a ação.
Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia é vacinar até 50% da população entre 15 e 59 anos para medir o impacto real da nova vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é aplicado em dose única e pode ser administrado inclusive em pessoas que já tiveram dengue.
Para receber a vacina, a prefeitura alerta que é fundamental que o cidadão esteja com o cadastro atualizado na Unidade de Saúde de preferência. No dia da vacinação, é necessário apresentar documento com foto, preferencialmente CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.
Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Outra recomendação da Secretaria de Saúde, para evitar filas e garantir atendimento mais eficiente, é que os usuários procurem as unidades seguindo uma escala preferencial de horários:
- Pessoas de 35 a 59 anos:vacinação preferencialmente no período da manhã, das 8h às 12h30;
- Pessoas de 15 a 34 anos: vacinação preferencialmente no período da tarde, das 12h30 às 17h. Menores de idade devem ir acompanhados de um responsável legal.
Ao todo, Botucatu contará com 28 postos de vacinação
- Todas as Unidades de Saúde do Município;
- Espaço Saúde (ao lado do SAMU);
- EMEFI Cardoso de Almeida – Cardosinho (Praça Professor Martinho Nogueira, s/n – Centro);
- Shopping Park Botucatu – Loja Ri-Happy (Av. Dr. Mário Marcondes Lopes, 1346);
- Dois drives de vacinação, localizados na Faculdade de Medicina da Unesp e na entrada da Unesp – Lageado, para facilitar e agilizar o atendimento da população.
A UBS Cecap, neste dia, permanecerá aberta exclusivamente para atendimentos de retaguarda do Pronto-Socorro Adulto. Os usuários desta unidade deverão se vacinar na Escola Cardosinho.
