Festival Paralímpico foi realizado no Estádio Municipal de Botucatu com participação de várias instituições

Atletas disputaram as modalidades de corrida nos 100m, 200, 400 e 2.000m; arremesso de peso, dardo e disco; voleibol sentado; futsal down; tênis de mesa; natação; e bochas

Uma grande festa de esporte inclusivo foi realizada no Estádio Municipal João Roberto Pilan – Inca) – Complexo Leandro César Zanardo Romanholi, em Botucatu, no Festival Paralímpico, com competidores representando a Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu – Adefib; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae; e Escola Especial Nair Peres Sartori.

Estiveram responsáveis pela organização geral do evento, em comemoração à luta da pessoa com deficiência, as professorasSilmara lzidoro Modesto e Merielen Fogaça.Objetivo foi dar visibilidade as modalidades paralimpicas, assim como fortalecer e compor a equipe, divulgar o projeto do Município e as modalidades que o compõe

O Festival foi um sucesso, uma festa do esporte realizada em clima de muita confraternização, emoção e competividade. Realmente, ultrapassou as nossas expectativas e quero agradecer, de coração, a todos que de alguma maneira foram parceiros e nos possibilitaram de realizar o Festival”, colocou Silmara Modesto.

Os atletas disputaram as modalidades de corrida nos 100m, 200, 400 e 2.000m; arremesso de peso, dardo e disco; voleibol sentado; futsal down; tênis de mesa; natação; e bochas.

Vale destacar que o esporte inclusivo se refere a atividades desportivas que adaptam regras, equipamentos ou dinâmicas, para que as pessoas com todas as habilidades, capacidades e gêneros, etnias e idades, possam participar ativamente e sentir-se parte de um coletivo.

O esporte vai além da superação, visando a união e a cooperação, e pode ocorrer por meio de esportes adaptados, como os paralímpicos, ou pela criação de espaços e dinâmicas que garantam a participação de todos na prática esportiva.