Em sessão solene, tenente coronel Alexander Cagliari recebe o Título de “Botucatuense Emérito”

Honraria é concedida para pessoas que se destacam de forma significativa em prol do município, seja por serviços prestados à comunidade ou por contribuições relevantes nas áreas social, cultural, científica, educacional ou pública

A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta sexta-feira, dia 7 de novembro, uma Sessão Solene para a entrega do Título de “Botucatuense Emérito” ao tenente coronel Alexander Cagliari Machado. A íntegra da Sessão Solene está disponível no Facebook da Câmara Municipal de Botucatu, e também no canal do Youtube e, em breve, em reprises na programação da TV Câmara.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2025, de autoria do vereador Zé Fernandes (PSDB), foi aprovado em Sessão Ordinária realizada no dia 28/04 deste ano, dando origem ao Decreto Legislativo nº 443, de 29 de abril de 2025, e é considerado o mais alto reconhecimento concedido pelo Poder Legislativo botucatuense.

O Título de Botucatuense Emérito é concedido pela Câmara Municipal para pessoas nascidas em Botucatu e que se destacam de forma significativa em prol do município, seja por serviços prestados à comunidade ou por contribuições relevantes nas áreas social, cultural, científica, educacional ou pública.

Estiveram na Mesa dos Trabalhos o presidente da Câmara, vereador Antonio Vaz de Almeida –  Cula (MDB); a 1ª Secretária da Casa, vereadora Erika da Liga do Bem (PSD); o prefeito de Botucatu, Fabio Leite; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-048, subtenente Cristiano José dos Santos; e o homenageado da noite.

Também estiveram presentes os vereadores Abelardo da Costa Neto (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Mário Ielo (PDT), Thiago Padovan (PSD), Valmir Reis (PP), e Zé Fernandes, além de autoridades, familiares e amigos.

“Em nossa cidade, seu legado é visível, como se comprova através do título que Botucatu recebeu como 2ª cidade mais segura do Brasil”, discursou o vereador Zé Fernandes. “Sua liderança exemplar inspirou e motiva não apenas a tropa sob o seu comando, mas toda a comunidade local”, acrescentou o prefeito Fabio Leite.

Cagliari agradeceu a presença de autoridades e amigos, e o recebimento do título. “Ser lembrado por minhas ações e lutas em prol da Segurança Pública Municipal e receber o Título de Cidadão Emérito de Botucatu não é apenas uma honra, é o abraço mais sincero que esta cidade poderia me dar”, afirmou o homenageado.

Alexander Cagliari

Nascido em Botucatu no ano de 1974, o tenente coronel Alexander Cagliari Machado iniciou seus estudos em escolas públicas estaduais da cidade. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1996, graduando-se pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco como Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foi declarado Aspirante a Oficial em 1999.

Atuou no 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (ROTA). Em 2002, já promovido ao posto de Tenente foi transferido para o 12º BPM-I, onde exerceu todas as funções operacionais e administrativas da unidade.

Entre suas principais realizações estão a criação do Canil da PM em Botucatu, a construção da nova sede da 1ª Companhia de Polícia, e a modernização das instalações do 12º BPM/I, que hoje conta com estrutura tecnológica avançada e sistemas de monitoramento e reconhecimento facial.

Alexander Cagliari é Bacharel em Direito, pós-graduado em Administração Estratégica, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Também é especialista em gerenciamento de crises e negociações com reféns, com certificação internacional junto ao FBI, e atuou por mais de dez anos como instrutor em cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar.

Em 2024, foi promovido ao posto de tenente coronel de Polícia Militar e designado para assumir o comando do 12º BPM-I, que tem sede em Botucatu, e é atualmente responsável pelo policiamento ostensivo preventivo em 13 cidades da região, atendendo aproximadamente 350 mil pessoas.