Pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital deixaram de lado a rotina hospitalar para dar espaço a música, luzes, descontração e bem-estar
Uma noite que ficará na memória de quem se fez presente. Um momento em que pacientes, seus acompanhantes e funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) deixaram de lado a rotina hospitalar para dar espaço a música, luzes, descontração e bem-estar. É dessa forma que pode ser classificada a nona edição do tradicional Ilumina HC, que contou com apoio de várias empresas da Cidade.
Promovido pela Superintendência, por meio da Gerência de Relações Institucionais (GRI), a iniciativa ocorreu na noite do dia 17 de dezembro em frente ao Prédio da Administração do Hospital e reuniu diversas pessoas que puderam acompanhar o acendimento das luzes natalinas, a parada natalina e uma chegada surpreendente do Papai Noel.
Como parte das atrações, o evento contou com apresentação da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu (OVVIBB), da jovem Isadora Sales de Souza, de Torre de Pedra, do trenzinho elétrico, dos personagens de desenhos animados, motociclistas do grupo Insanos, Polícia Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Clínica do Riso, princesas, heróis e mascotes, como a Gotita (Hemocentro) e Zeus (Patrulha da Paz).
Visão Institucional
Para o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, o período do ano em que o evento ocorre permite um momento de reflexão. “Natal é muito especial, porque lembra a todos nós a importância de cuidar do outro e, com isso, as pessoas se sensibilizam ainda mais para oferecer esperança ao próximo. O Ilumina HC é um evento já tradicional de nossa Instituição, feito especialmente para os pacientes, familiares e toda a comunidade. Cumprimento a todos que se dedicaram para que esta noite pudesse acontecer e desejo que o espírito natalino perdure durante todos os dias do ano”, disse.
A Diretora de Assistência do HCFMB, Silke A. T. Weber, ressaltou o propósito da iniciativa. “O Ilumina traz toda visão e carinho que o HCFMB tem com os pacientes e funcionários e a importância de lembrarmos o exercício da compaixão e cuidado com o outro”, ressaltou.
O Gerente de Relações Institucionais do HCFMB, Guto Albano, destacou que a nona edição reforçou a missão da Instituição. “Cuidar do ser humano é uma vocação dos profissionais que atuam no Hospital; o Ilumina reafirma nosso compromisso assistencial com o SUS e para isso contamos com o apoio de inúmeros parceiros”, afirmou
Impressões
Para Isaías Gomes Teixeira, 55 anos, o Ilumina HC é uma oportunidade de conexão com algo superior, o que permite alterar o estado emocional próprio de quem enfrenta um período de internação. “É ótimo, muda completamente nossa cabeça”, ressalta. Ele está internado há três meses no Hospital e aguarda um transplante de coração.
O jovem Pedro Alves Viana, 17 anos, realiza tratamento no HCFMB contra anemia falciforme desde criança. Há três dias internado no Hospital, ele ficou encantado com o Ilumina HC afirmando que a ação contribuiu para sua rotina hospitalar.
Silvia Angélica Vieira de Souza Dias é paciente recém-transplantada (renal) e está há 18 dias internada no HCFMB. “Está muito emocionante”, disse ela, ao se referir ao Ilumina HC.
Para a botucatuense Nayara Gobbo, 34 anos, que esteve pela primeira vez no evento, o Ilumina estava com um “clima gostoso e familiar”. Ela esteve com sua filha e sua mãe prestigiando a iniciativa.
Por: Vinícius dos Santos
Fotos: Eliete Soares





