Prefeito contrata junto a Unimed, 150 diárias de UTI e outras 150 de enfermaria para pacientes com covid-19

Imagem padrão

Com esse entendimento selado, numa situação extrema de indisponibilidade de leitos no Hospital das Clínicas, os munícipes poderão ser assistidos pela rede privada

 

Em reunião com a direção executiva da Unimed de Botucatu, o prefeito Mário Pardini assinou a contratação de 150 diárias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras 150 de enfermaria mensais para tratamento exclusivo de pacientes com codiv-19, o novo coronavírus.  A Unimed possui dois hospitais privados em Botucatu, sendo um na região central (antiga Misericórdia) e outro na Vila Assunção.

Botucatu segue o exemplo de capitais do tamanho de São Paulo e Rio de Janeiro que tomaram esta mesma atitude. Com isso, numa situação extrema de indisponibilidade de leitos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM), da Unesp de Botucatu, munícipes serão atendidos pela rede privada.

“Considerando o tempo médio de ocupação de leitos dos casos mais graves de coronavírus, que é de duas semanas, essa nova ação aumenta a capacidade do atendimento em até 10 pacientes graves por mês”, coloca o prefeito.  “Hoje, com 60 dias de luta contra a covid-19, a ocupação máxima de leitos de UTI de pacientes de Botucatu chegou a 6, o que significa quase dobrar os leitos de UTI exclusivos para nossos munícipes”, acrescenta.

De acordo com o chefe do Executivo, a Prefeitura só irá desembolsar qualquer custeio se realmente houver necessidade de utilizar este serviço, que também pode ser expandido em 50%. “Paralelamente, junto com o superintendente do HC, Dr. André Balbi, iniciamos tratativas com o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, em busca de mais 14 leitos de covid-19, com respiradores, no HC”, disse.

Pardini aponta que sua equipe age com cautela e antecipação, porém confiante de que a estrutura médica hospitalar continuará com capacidade para atender a todos da melhor maneira. “Agradeço a importante parceria da Unimed através do Dr. Walfrido Oberg, Dr. José Teodoro Tonete, Dr. Danilo Viani Jr., e Dr. Noé De Marchi e o apoio sempre fundamental do deputado Fernando Cury e o trabalho incansável de todos os funcionários da Unimed, do Hospital das Clínicas e da Unesp de Botucatu”, concluiu o prefeito.