COLUNISTA

27/11/2020
BOTUCATU, EVENTOS ESPORTIVOS E PREOCUPAÇÃO COM O COVID-19

Foto - Divulgação

No fim de semana 21 e 22 de novembro Botucatu recebeu a oitava edição do maior evento ciclístico nacional, o Festival Brasil Rider, e que desta vez decorrente a pandemia teve suas peculiaridades. Porém a questão suscitou críticas que tem sua razão, contudo estas deveriam ser melhor estabelecidas pois um evento como este atrai um enorme contingente de atletas do ciclismo e seus familiares.

Sim, estamos em meio a pandemia e deve-se praticar as recomendações sanitárias quanto ao COVID-19. Práticas que além dos cuidados dos cidadãos, demandam recursos por parte do Estado para sua implementação, como aquisição e realização de testes, aquisição de equipamentos hospitalares específicos e medicamentos, contratação de médicos e enfermeiros enfim uma gama de recursos para seu enfrentamento. Assim a economia precisa gerar recursos, pois o Estado não os gera, mas destes recursos o Estado e sobretudo no Brasil legalmente retém boa fração na forma de impostos e taxas, como as destinadas e usadas na saúde.

Assim as críticas ao evento Brasil Ride em Botucatu têm motivo quando citam a Pandemia, mas perde seu foco ao desconsiderar que ao trazer para Botucatu uma respeitável gama de consumidores de outras cidades, estes vão gerar recursos e impostos em nossos comércio, além de incrementar no fim de semana empregos como do setor de alimentação, hotéis, postos de gasolina que são os mais visíveis, dentro da cadeia produtiva, que beneficia-se do turismo desportivo, que ao consumirem em nosso comércio, geram notas fiscais e por consequência recursos para o estado e a nosso prefeitura na forma de retorno proporcional do ICMS, e no ISS cuja tributação fiscal varia de 2% a 5 %, segundo o ramo de atividade local.

Novamente enfatizo e ai faço coro com os que se preocupam com o controle do avanço da Pandemia, mas criticar um evento como o Brasil Ride não é a melhor estratégia para nossa cidade, pois ao invés da crítica pela crítica sem maiores resultados, poderiam as mídias com seu pessoal e os ouvidos por elas, que tem o direito de manifestar, ter tomado uma postura proativa quanto a sua legítima preocupação, e assim ir lá no evento do Brasil Rider, e juntamente com a organização orientar educadamente os participantes e espectadores em manter a devida distância um do outro, uso de máscara, higienização com álcool em gel, enfim ir muito além da retórica, pondo em prática a sua justa preocupação com nós botucatuenses e as demais pessoas envolvidas. Pois as mídias e que foi ouvido por elas naturalmente teriam o reconhecimento da população. A organização da oitava edição do Brasil Ride em Botucatu, além do habitual cuidado com o pessoal nas trilhas, nesta prova a atenção superou o campo da disputa ao estruturarem-se, pondo em prática os protocolos do Covid-19.

Segundo um dos bons site local, o evento movimentou mais de 6 milhões de reais, gerou 210 empregos temporários neste difícil momento, receita ao estado e sobretudo ao município via ISS Recursos que muito provavelmente serão em grande parte, destinados à saúde, pois todos sabem que não se enfrenta com eficácia no campo da saúde sem deter os valores necessários.

O prefeito, secretário municipal da saúde e equipe de combate ao COVIDE-19, bem avaliaram os prós e contras da realização deste evento, e ao permitiram foi porque entenderam ser viável, assim docentes, profissionais da saúde, pessoal das mídias que criticam, quem sabe se tivessem melhor ponderado sobre esta questão da liberação da prefeitura, teriam sidos menos ácidos nas críticas, o nosso secretário de saúde é egresso de uma das melhores escolas de Medicina, a nossa UNESP.

 

                          A mente é uma excelente ferramenta se for bem utilizada. Quando usurpada, no entanto, ela pode ser muito destrutiva. -  Eckhart Tolle, escritor e conferencista alemão.  

 

Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.