COLUNISTA

23/12/2020
N A T A L

Foto - Divulgação

           Época do ano que foi levada a transformar-se ao longo do tempo em luzes, adornos natalinos, presentes, mesa farta, festas e confraternizações, Papai Noel, o qual foi paulatinamente tomando a cena do verdadeiro e maior protagonista do Natal, nosso senhor e salvador Jesus Cristo, sem deixar de reconhecer os papei de José e Maria pura, a qual Deus uso para gerar seu filho unigênito. O Natal de hoje se transformou em um grande evento e, como tantas outras festas religiosas e tradicionais, cada vez mais se distancia do seu verdadeiro significado. O que se vê é o materialismo e o consumismo tirando cada vez mais espaço da essência das festas espirituais. Entenda os verdadeiros valores do Natal:

            A figura de Papai Noel tem sua origem nas tradições germânicas e nórdicas da antiguidade 4000 anos a.C. até 476 d.C, e deste modo, percebe se que Noel foi introduzido pela indústria e comércio que moldou sua presença no mês de dezembro para alavancar vendas, e não há nada de errado não fosse a defeituosa e paulatina retirada de Jesus, que é o aniversariante, pondo a figura do Papi Noel em seu lugar, criando um vínculo errado junto as crianças deste valore cristão, pois o Natal é  a época de grande significado a todos nós cristãos.

           Deste modo, Papai Noel o bom velhinho com roupa vermelha e branca com sua longa branca barba, teve sua difusão por meio da potente publicidade da Coca-Cola no século passado, cuja figura Papai Noel como a conhecemos foi criada pela Coca-Cola e até hoje bem vem sendo mantida pelas mídias de massa.

            Segundo Pedro Paulo Funari, professor de história e arqueologia da Universidade Estadual de Campinas "Se você for olhar os jornais brasileiros do início do século XX, no período do Natal, você encontrará referências ao presépio(...) não se fala em Papai Noel", e lembrando-nos que atualmente o presépio praticamente desapareceu dos meios de comunicação, mas a imagem de Noel é reafirmada a cada ano em seu cada Nata.

            Nada contra a imagem de Noel e as operações comerciais para alavancar vendas neste período, porém é esdrúxulo tirar a figura central do aniversariante e razão da existência da data há mais milênio. Assim é possível voltarmos a ter a figura de Jesus como a razão da festa natalina, e Noel como figurante que presta reverência à Jesus Cristo, que é o verdadeiro sentido e Papai Noel o que lembra-nos que é aniversário de Jesus, a área de marketing sabe como fazer a transição/volta a realidade cristã.

           Desejo como cristão, que Deus pai e nosso criador toque nos corações das pessoas neste mundo antropocêntrico, onde o homem é o centro e razão de tudo, o que é um grande erro! Papai Noel não precisa desaparecer, basta por Cristo no seu devido lugar, ou seja, no centro do Nata, e Noel como arauto ao grande aniversário.

           Que o real espírito e verdadeiros valores do Natal, gerem na humanidade sentimentos cristãos e humanos como a fraternidade, amor, compaixão, solidariedade, simplicidade entre outros, hoje tão em desuso pelo ser humano.

            Caros leitores e pessoal do site um feliz e santo Natal, pois abençoados todos somos, com a vida que Jesus salvou na cruz.

                                               Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria. É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.  Fonte https://www.belasmensagens.com.br/frases-de-natal

            Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.