COLUNISTA

16/04/2021
BOTUCATU 166 ANOS DE PUJANÇA E LIDERANÇA POLÍTICA REGIONAL

            Município cuja estrutura produtiva de perfil marcadamente em alguns segmentos econômicos indo do agronegócio madeireiro, canaviais, pomares de laranja e limão, passando pela área universitária pública como UNESP e FATEC que atuam fortemente no tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão universitária, e algumas boas faculdades privada que também desenvolvem pesquisas em seus campos de atuação, nosso diversificada cujo leque vai do segmento aeronáutico, encarroçadoras de ônibus urbanos e rodoviário e suas empresa satélites e outros segmentos de relevância para nossa economia, comércio que busca diversificar-se com as inovações de seu dinâmico seguimento, setor de serviço que melhora dia a dia, entre outros fazem do município de Botucatu um centro regional administrativo pujante por excelência.

            Essa pujança econômica tem sua origem na fase áurea do café e da ferrovia no século passado, nos anos 70 a ao ano de 1994 Botucatu viveu um hiato político, o qual foi quebrado com a eleição do prof. Milton Flávio a Deput. Estadual onde voltamos a ter nossa importância política paulista. A vaidade dos homens leva-nos a não manter nossa cadeira parlamentar na ALESP, o que nos imerge em desnecessário hiato político custando-nos entre outras, perda da Dir. Reg. de Saúde, o IAMSPE com empregos e renda para a cidade.

            No anos de 2015 Botucatu e nossa região elegeu o jovem e atuante Deputado Estadual Fernando Cury, cujo trabalho tem surtido efeito positivo á Botucatu em vários seguimento, sobretudo os sociais, pois nossas entidades podem cotar com a atuação de Fernando Cury para alavancar verbas para o bom funcionamento destas entidades, no campo político tem Fernando ajudado como foi na criação de uma lei que permitiu que 80 e poucos milhões que eram pagos a servidores da UNESP que trabalha para o Hospital das Clínica –HC, autarquia da Secretaria Estadual da Saúde, e assim pudesse ser anualmente repassado à UNESP, o que viabilizou a gestão e pagamento do 13ª salário a todos servidores da Unesp. Cury tem atuando continuamente na busca por aportes de recursos da saúde ao nosso HC em Rubião Junior/Unesp, entre outras conquistas, na universidade atua alavancando verbas para centros de pesquisas, recursos cuja aplicação, nem sempre são tão perceptíveis, mas, sem eles a situação não seria boa como é.         

            Enfim, busco enfatizar a necessidade de mantermos nosso deputado estadual, para não padecer-mos politicamente sem necessidade, pois Botucatu e região tem força de voto, contudo, necessitamos ser coesos e realista, mantendo na ALESP quem de fato tem chance de se reeleger como o Fernando Cury. Cabe também lembrar que por infelicidade, mas nunca por intenção o deputado acatou sua correção, mas isto não pode ser suficiente motivo para deixarmos de ter nosso representante na ALESP, pois outros deputados não atuaram com a mesma vontade que Fernando Cury agem para com sua terra natal e região que o viu crescer de pequeno pecuário com formação em Direito.

            Parabéns “princesa lá da serra, terra dos carinhos meu’, parabéns botocudos nato, e os que aqui sabiamente optaram por viver, somo um só coração no alto da Cuesta, de um povo querido e amado, e que de Botucatu 166 anos de glória e pujança se orgulham.

 

          Um povo sem memória é um povo sem história”, já disse a historiadora paulista Emília Viotti da Costa.   Muitas vezes, é o passado que ajuda a explicar o presente, [...]. -   Ulysses Silveira Guimarães, político paulista renomado e falecido em 1992.

 

Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.