COLUNISTA

28/05/2021
VACINAÇÃO EM BOTUCATU E OS DEVIDOS MÉRITOS

                   Botucatu com a ação de vacinação contra o COVID-19, utilizando a AstraZeneca/Universidade de Oxford, sendo a vacinação em massa de nossa população parte de uma grande pesquisa, põem Botucatu nos anais da história da COVID em destaque dada a magnitude do número de indivíduos vacinados, e os resultados que serão retirados no desenvolvimento da pesquisa.

                   A atuação conjunta: prefeitura capitaneada pelo bom prefeito Mario Pardini em conjunto com o Dr. André Spadaro articulando graças a seu conhecimento com o ministro da saúde, e as devidas ações da Saúde local contra o COVID, Reitor da UNESP médico Prof. Dr. Pasqual Barretti, sem o qual dificultaria se viabilizar todo suporte para desenvolver a pesquisa no âmbito do campus de Botucatu, a boa disposição em fazer acontecer a vacinação do Ministro da Saúde Dr. Marcelo Queiroga, e claro o pessoal de Oxford viabilizando todas as doses necessárias para este notável feito.

                   Assim posto devidamente a cada ator a sua importância em igualdade nesta ação que vai salvar inúmeras vidas, pois tal qual uma corrente tracionando um elo ajuda a puxar o outro, e todos puxando para cima, gostaria de fazer uma ressalva a qual entendo ser pertinente, pois tenho ouvido em muitos meios de comunicação a devida e correta saudações de mérito aos nossos bom prefeito e secretário de saúde municipal e aqui estendo a toda equipe que deu suporte para a ação de vacinação acontecer a contento, e todos merecem ser mais reconhecidos.

                  Contudo, não devemos esquecer um fator que no decorrer dos dias foi se deixando quieto, o qual seja, a importância de se ter em Botucatu a estrutura da UNESP, em sua Faculdade de Medicina com seus equipamentos, e demais laboratórios do campus, pois o que qualificou Botucatu para a vacinação em massa da AstraZeneca/Universidade de Oxford, foi sobretudo a estrutura disponibilizada pela UNESP e seus gestores, pois a cidade ainda que bem dotada de equipamentos públicos de saúde, não tem outra instituição que detenham os equipamentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, via coleta de material e prospecção de dados, aos quais no devido momento serão colhidos junto a população e analisados/estudados nos laboratórios do campus de Rubião Júnior. Neste sentido o médico e atual Reitor Prof. Dr. Pasqual Barretti, a Diretoria da Faculdade de Medicina bem como a gestão do Hospital das Clínicas gerido pela Secretaria Estadual da Saúde forma de suma importância, pois se um destes não está alinhado, certamente o pessoal do Ministério da Saúde e de Oxford, não dariam continuidade as tratativas que culminaram na vacinação em massa 16 maio passado.

             O professor Pasqual que há mais de 40 anos está em Botucatu abraçou a ideia com como botucudo de coração que é, e assim a ele também e aos acadêmicos nosso devido e justo reconhecimento, tal qual lembrar do jovem estudante de Direito/USP José Faraldo, botucatuense impar que acreditou na viabilidade e dela cuidou como filho até a criação da nossa saudosa FCMBB, semente fértil do campus da Unesp de Botucatu  

            A todos envolvidos o reconhecimento com seu justo  valor, e em relevo como unespiano a 35 anos, ressalto quanto a UNESP é importante sobre vários aspectos à Botucatu e região.

            Assim cabe uma reflexão: críticas à Universidade que é composta por pessoas falíveis como você e outros são pertinentes, então quando formulá-las, que estas venham acompanhadas de proposta/solução ou dando um norte para tal, pois a crítica vazia só enfraquece quem da Universidade depende, seja dos empregos, o bom ensino de qualidade e gratuito, sua extensão como se faz de graça no Hospital das Clínicas por meio do corpo docente, residentes, alunos e servidores, além do pessoal e médicos da Secretária de Saúde do estado.

                                A universidade desenvolve todas as capacidades, inclusive a estupidez.  -  Anton Pavlovitch Tchecov 1860-1904, médico russo, dramaturgo e escritor.

Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.