COLUNISTA

04/06/2021
COPA AMÉRICA E MOMENTO INADEQUADO PARA REALIZÁ-LA

A realização da Copa América, torneio que precede a Copo do Mundo de Futebol, que seria realizada na Argentina, mas estando seriamente imersos em toda ordem de problemas sociais e econômicos, levado pela gestão da esquerda guiados pelo desastrado Alberto Fernández e sua corrupta e insana vice Cristina Kirchnerr, que por meio de atitudes de cunho comunista, em especial na saúde levou a questão a grande alastramento da COVID-19. O que faz pensar em Juca Chaves “A imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade”. Imprensa que se encontra em ostracismo inacreditável, se comparado com a ferocidade que expõem a situação da COVID-19, no Brasil, o que em parte é compreensível, mas nem tudo.

Contudo, a questão aqui se volta à atitude do presidente Bolsonaro, em estender as mãos para CONMEBOL, sediada na capital paraguaia, nação a qual não se manifestou em realizar a Copa América, e em minha visão, poderíamos posterga este gesto de generosidade para com o futebol, que é nossa paixão nacional.

Postergar, pois, o presidente da República trava com boa parte da grande imprensa capitaneada pela Rede Globo uma batalha inglória, e entendo que parte destes ataques ao presidente ele é merecedor, por ter adiado adquirir as vacinas que tanto a população desejava. Impróprio, pois politicamente o presidente enfrenta uma CPI que notadamente tenta prejudicá-lo, ao invés de estabelecer a verdade dos fatos, apurando os atos do presidente, bem como atos dos governadores e prefeitos e uso dos recursos federais destinados ao combate da COVID-19.

Postergar, pois no momento o Brasil tem números elevados de contaminação e mortes do COVID-19 entre outros fatores. Contudo, há outras visões da questão.

Assim, cabe uma reflexão sem hipocrisia: Por que somente quando a Copa América foi acolhida por Bolsonaro, e o direito a transmissão pela TV ficou com o SBT, a Rede Globo se manifesta imparcialmente, jogadores atuando na Europa se posicionam contrários a ela ser no Brasil? Considerando que a Argentina tem números piores que o Brasil, Tite claramente tem lado político fazendo-se mensageiro desta posição contrária? Não é exagerar na teoria da conspiração: antes quando era para ser na Argentina tudo e todos calados, quanto a realização da Copa América, ao ser acolhida pelo Brasil, os protagonistas do futebol se põem contra! Fica complicado não pensar em alguma forma de orquestração política. Sim, entendo que poderíamos postergar a Copa América para o final de ano se possível for, por causa dos campeonatos aqui e na Europa.

 No mundo do futebol as testagens de COVID-19, são realizadas 2 vezes por semana, sendo bem mais seguro que a realidade de nossa população, e o campeonato das séries A e B demonstra isto. Assim cabe pensar que a devida preocupação de contaminação que jogadores podem trazer ou levar, não tem tamanha base para tanto barulho hipócrita, pois nossos jogadores na Europa, não se preocupam com seus pares aqui, ao não criticar a realização dos campeonatos das séries A e B, que estão em pleno andamento aplicando o mesmo protocolo contra a COVID-19.

Se no início, quando se falou em Copa Amarica, estes jogadores e mídias/Globo, manifestassem contrários seja no país que fosse realizado, tudo certo e os argumentos teriam real apego, porém, neste hoje não vejo bom senso de ambos os lados. Que Deus guie todos e proteja-nos com seu amor e sabedoria infinita.

 

                                  O bom senso é tão raro quanto o gênio. - Ralph Waldo Emerson 1803/1882, escritor, filósofo e poeta americano.

 

Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.