COLUNISTA

04/07/2020
Quem é o mercado

Foto - Divulgação

 

O maior corrupto da história, o ex-presidente Lula PT disse esta semana que “o mercado quer manter Bolsonaro...”, fora a bazófia (o que chama atenção pela presunção exagerada) de suas falas ultimamente, quem de fato é o mercado

O mercado se constitui em um ambiente social ou virtual favorável para as condições de troca de bens e serviços, ou seja, a demanda, busca por compra e venda desde o doce de um bar, indo a busca de ações das grandes empresas, sendo uma instituição ou organização onde a ofertantes/vendedores e os demandantes/compradores estabelecem sua relação de comércio comercial gerando as transações, acordos ou trocas e neste sentido a Bolsa de Valores é um exemplo.

O mercado e suas operações surge no momento em que grupos vendedores e compradores se unem, e assim permite que se os mecanismos de oferta e procura se articule, e deste modo, a expressão mercado aponte um local, físico ou virtual depois do advento do comércio eletrônico, onde as relações entre compradores e vendedores se estabelecem de modo comercial.

No mercado o preço é o meio que regula as relações de oferta e demanda sendo o que o preço vem a servir como um modo indicador para a economia. Considerando que os consumidores passem a buscar por um certo produto ou serviço, o preço desse bem tende a elevar-se devido a sua procura, demonstrando sua demanda e, deste modo, sua produção deverá ser aumentada. Contudo pode ocorrer o contrário e estes bem ou serviço passar a ser produzido em escala reduzida pois sua procura cai muito, ou para seu valor aumentar, aí entra o Estado para regular tais condições, e tão somente como regulador legal.

A existência do mercado e sua devida e perfeita concorrência precisa acatar requisitos definidos como a presença de um bom número de vendedores e compradores , para que a decisão individual de cada um dos lados exercerá pouca influência sobre o mercado, pois a homogeneidade do produto ,ou seja, os produtos oferecidos são iguais, com transparência na forma de pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado e de livre acesso à informação, fazem o mercado crescer e se aperfeiçoar cada vez mais Assim a interferência do estado deve ser em evitar que as partes realizem ações que venha causar danos a ambos ou ao funcionamento do mercado. Assim cabe ao Estado a função de preservar o ambiente das transações e propiciar um local seguro tanto para quem compra quanto para quem vende. 

O mercado (metonímia: que indica a utilização de um termo em lugar de outro, desde que entre eles haja uma relação de contiguidade) pois quem age de fato nas Bolsas, Bancos, grandes redes de varejo entre outras são as pessoas com grande capacidade e conhecimento que operam estas empresas, e seus atos refletem diretamente no cenário político, sobretudo na época das eleições pois a encomia é um dos grandes indicadores de uma gestão de governo.

A economia abriga várias classes de mercados: há mercados como Global, Local, Fornecedor, Consumidor, organizacional entre alguns outros. Assim ao falar de mercado e seus tipos se pode dividi-lo entre mercado de bens de consumo onde estão os produtos adquiridos para uso das pessoas, e mercado dos fatores de produção, onde encontra-se o mercado financeiro, de trabalho entre outros mercados. Neste último seu desempenho reflete diretamente na economia devido ao rumo que o governo dá ao Estado, sendo assim de grande influência na política nacional e Global, ainda que a política Global suas forças são maiores e bem mais poderosas.

            A relação mercado e política estão intrincadamente ligadas pois a ações do Estado em suas políticas socioeconômicas e de desenvolvimento, refletem diretamente nas ações do mercado e vise e versa.

Um mercado operando com liberdade dentro do equilíbrio e com um Estado agindo como regulador leal faz a economia crescer e seus cidadãos terem benéficos que o capitalismo oferece desde que não selvagem, novamente o Estado como agente regulador e não interventor e protagonista de ações que hoje não lhe cabem mais.

 

            Devemos ter em mente o seguinte: para se posicionar no mercado atual é necessário muito mais do que habilidades técnicas. - Reginaldo Rodrigues, Consultor Professor...

Antônio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador desta mídia.


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