COLUNISTA

28/07/2020
O brilho ofuscado do piloto argentino José Froilan Gonzalez

Foto - Divulgação

José Froilan Gonzalez escreveu sua história no automobilismo mundial, principalmente por ser o piloto responsável pela primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1

 

Foi confirmado sexta-feira, dia 24 de Julho, que o Brasil não vai receber a Fórmula 1 este ano, devido aos cuidados pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus. Com um calendário apertado, recheado de GPs com nomes novos, o próximo encontro da categoria máxima do automobilismo, vai acontecer no berço onde tudo começou, com duas etapas.  Silverstone será palco do GP da Grã Bretanha (não é correto dizer GP da Inglaterra) e no mesmo circuito ocorrerá a segunda prova, GP dos 70 anos.

Se olharmos na história vamos recordar que o primeiro piloto a vencer em Silverstone na corrida de estreia da categoria, foi Giuseppe Farina pilotando um Alfa Romeu. Mas existe um piloto, que venceu a segunda prova em 1951 a bordo de uma Ferrari que, infelizmente, devido ao sucesso de seu compatriota Juan Manuel Fangio é pouco lembrado e comentado nos meios automobilísticos.

Na lista de vencedores de Silverstone, nos anos de 1951 e 1954, consta o nome de José Froilan Gonzalez. Argentino, nascido em 1922, Gonzalez foi o primeiro nome do país a escrever sua história de brilho, principalmente por ser o piloto responsável pela primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1. A prova ocorreu no dia 14 de Julho de 1951 com 90 voltas, sob um clima seco e ameno.

Naquela época, Silverstone tinha 4.649 km de extensão e o argentino teria feito a pole position, façanha duríssima, já que naquele tempo, Alfa Romeu era a escuderia que prevalecia e dominava o campeonato. Ao lado de Gonzalez estariam largando os pilotos da Alfa, Fangio e Farina, duas feras da época.

Ao final, após uma prova duríssima, Gonzalez terminou a corrida com quase 3 horas de duração, chegando a tranquilos 51 segundo na frente de Fangio e assim consolidando uma dobradinha Argentina no auto do pódio com Luigi Villoresi, também piloto da Ferrari, na terceira colocação.

Como naquele tempo o campeonato tinha apenas seis provas, Gonzalez não conseguiu o título, mas subiu ao pódio outras quatro vezes num total de cinco, ficando com o terceiro lugar no campeonato. A regularidade sempre foi uma marca de Froilan e a mesma levou o argentino a uma ótima competição em 1954, com uma vitória em Silverstone e excelentes resultados seguidos, que lhe renderam o vice-campeonato daquele ano, ficando 16 pontos atrás de Fangio.

Aliás, Gonzalez em 1954 venceu a famosa prova 24 horas de Le Mans, consolidando sua gloriosa carreira. Sempre lembrado pelo sorriso largo e afabilidade, José Froilan Gonzalez infelizmente foi vítima do brilho de Juan Manoel Fangio, assim como tantos outros pilotos da Fórmula 1, que são esquecidos por causa de outras estrelas da categoria. 

O simpático argentino morreu aos 90 anos na cidade de Buenos Aires, deixando com orgulho a marca de ser o piloto que teve a honra de conseguir a primeira vitória da equipe Ferrari na categoria, e a fama de ser um dos pilotos mais regulares da história.

Seu último GP ocorreu no dia 7 de Fevereiro de 1960 e foi marcado por uma boa prova no autódromo Oscar Alfredo Galvez, em Buenos Aires, onde chegou na décima posição, ainda pela escuderia Ferrari. Na ocasião, foi a prova de abertura da temporada.

Alguns críticos consideram Gonzalez tão bom como Fangio e é respeitado como um ícone do automobilismo argentino. Ele foi o homem que deu a Enzo Ferrari a primeira vitória de sua escuderia na Fórmula 1 e marcou época ao lado de nomes tão famosos como Alberto Ascari, Giuseppe Farina e Juan Manuel Fangio. Seu nome será lembrado sempre como o famoso "Os Pampas Bull", devido a seu estilo arrojado e agressivo de pilotagem.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.