COLUNISTA

13/10/2020
ELE CONSEGUIU!!!!!

Foto - Divulgação

Quem diria que um dia alguém poderia superar a marca de Michael Schumacher? Quem poderia imaginar que num domingo, dia 11 de Outubro de 2020, alguém cruzaria a linha de chegada na primeira posição e igualaria um recorde até então inimaginável? Poderia qualquer analista esportivo, num domingo dia 10 de junho de 2007, supor, que o piloto negro que acabara de ganhar sua primeira corrida na Fórmula 1, chegaria a 91 vitórias numa gloriosa carreira? Pois é! Ele conseguiu!

Lewis Hamilton igualou o número de primeiros lugares do heptacampeão mundial Michael Schumacher e com uma larga chance de superar, e muito, essa marca. Recordes existem para serem batidos e Hamilton ultrapassou os limites da superação. Até então o nome Schumacher era intocável no quesito vitórias e sua trajetória foi monumental. O piloto alemão conseguiu seu primeiro triunfo no grande prêmio da Bélgica, no dia 30 de Agosto de 1992, a bordo de uma Benetton.

A partir dessa corrida, Schumi subiu no ponto mais alto do pódio 91 vezes e transformou a Fórmula 1, numa das categorias mais previsíveis de sua época. Era ligar a televisão e ter a certeza que o piloto do carro vermelho (Ferrari) iria ganhar. O ano de 2004 que o diga. Foram 5 vitórias seguidas, interrompidas com um abandono em Mônaco, e com sequência positiva por mais 7 primeiros lugares, terminando aquele ano com 148 pontos e o heptacampeonato.

Hamilton conseguiu igualar essa mesma previsibilidade e colocou uma pontinha de Brasil nessa comemoração. O piloto inglês é sabidamente um fã declarado de Ayrton Senna e chegou a ser presenteado com um capacete do nosso tricampeão. Num mundo preconceituoso, onde negro infelizmente não tem vez, Lewis quebrou tabus. Um dos mais memoráveis foi declarar essa inspiração por Senna, o que é bem incomum, pois pilotos europeus tem vergonha de dizerem fãs de pilotos sul-americanos.

Hamilton é assim. Um negro que se preocupa com as questões sociais e faz uma campanha forte em nome de George Floyd, morto cruelmente pela polícia norte-americana pelo simples fato de ser afro descendente. É o cara que não gosta de se envolver em polêmicas e é contra a matança de animais, se declarando vegano. A preocupação do inglês com questões ambientais é tão forte, que ele chegou a se posicionar contra os bancos de couro dos carros da Mercedes, querendo um material sintético, que evitasse a matança de animais.

A decisão de Hamilton sobre questões do meio ambiente começou quando ele viu um asno velho, puxando uma carroça em 2017. Comovido com a cena, Lewis publicou no Instagram: "Eu só queria poder estar lá para dar a esse belo animal um abraço, tirá-lo da dor e levar luz para sua vida. É um mundo tão cruel, como alguém pode fazer uma coisa dessas com outros seres. Me dá muita dor no coração". Em muitas postagens, ele se posicionou preocupado com as matanças de baleias na Islândia e a crueldade contra cães e gatos no mundo. Comete pecados? Claro que sim. Erra muitas vezes? Com certeza muitos erros, pois é um ser humano imperfeito.

Mas eu pergunto. Como não admirar um atleta formador de opiniões desse nível? Como não ser fã de um homem que chamou de "nojenta" as touradas espanholas e pediu o fechamento ao ministério da educação desse pais, das escolas desse terrível massacre, que envergonha a Espanha perante o mundo. Como resposta negativa, o ministro espanhol chamou de "ofensiva" as palavras de Lewis e disse que as touradas fazem parte da cultura espanhola. Concordo plenamente com você Hamilton. Cultura nojenta realmente.

Sim você pode perguntar. Cesinha você é fã de Hamilton? E eu respondo: "Muito". Fiquei feliz quando ele cruzou a linha de chegada na primeira colocação e igualou a marca de Schumacher. O piloto alemão também merece todo nosso respeito pela carreira fantástica que escreveu na Fórmula 1. Mas Hamilton, por ser um pedacinho, mesmo que minúsculo de Brasil nesse tempero, com certeza é mais próximo de nós brasileiros. Parabéns Lewis Hamilton! Com certeza você irá ultrapassar e muito o recorde histórico do grande Schumi. Você merece, pois você é um vencedor e nasceu com estrela de campeão.

César Júnior


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.