COLUNISTA

22/08/2020
Técnicos Brasileiros X Técnicos Estrangeiros

Foto - Divulgação

Quando o técnico Jorge Jesus (português) foi anunciado  em junho de 2019 como novo técnico do flamengo, Jorge Sampaoli (argentino) já era técnico do Santos. E gerou certa desconfiança em grande parte da torcida rubro negra e certa desconfiança no futebol brasileiro.

A questão é: técnicos estrangeiros são melhores que os brasileiros? Claro que a moda e a tendência de agora será cada vez mais eles surgirem no futebol brasileiro com seus métodos de trabalho. Pois, a estrutura lá fora é diferente, as ligas são bem mais fortes e mais ricas, não existe campeonatos estaduais como se tem aqui e os treinos são mais puxados e intensificados, gerando melhor condicionamento físico e tático.

Existem excelentes técnicos brasileiros como Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari - Felipão, Tite que fazem bons times, que jogam e competem em alto nível por aqui. Mas, o medo de atacar, de jogar bonito e pra frente faz com que, em primeiro lugar se obtenha resultados para não correrem risco de perderem seus respectivos empregos e isso gera "comodismo".  Não buscam estudar o futebol nos dia de hoje que é bem mais moderno e atualizado. Isso faz com que o futebol brasileiro entre em retrocesso com relação às outras ligas europeias e também a outros técnicos.

Sampaoli, com um elenco limitadíssimo do Santos (ano passado) e jogando um futebol envolvente, levou o time ao vice-campeonato do Brasileirão. Jorge Jesus com um elenco melhor e caro, conseguiu fazer com que Flamengo fosse campeão brasileiro, campeão da Libertadores da América e vice-campeão do Mundial de Clubes perdendo para Liverpool somente na prorrogação.

Os técnicos brasileiros não estão defasados de forma alguma, só não estão no mesmo patamar dos técnicos europeus. A falta de coragem, de querer ter a bola, buscar o jogo e chegar com qualidade pra atacar gera esse medonho e covarde futebol que vemos por aqui no Brasil. 

Fabiano Lakatos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.