COLUNISTA

07/09/2020
Nasce uma estrela!!!

Foto - Divulgação

As categorias de base de um clube de futebol, certamente, é importante na formação do atleta. Quando aparece alguma promessa de algum clube com destaque, seja ele carioca, paulista, mineiro ou gaúcho tem mercado lá fora e, consequentemente, os "gigantes" da Europa como Barcelona, Real Madrid, Bayer de Munique e Juventus aparecem com propostas milionárias e o jogador acaba indo embora muito cedo do Brasil, sem ter uma formação adequada baseado no que vai encontrar lá fora.

Alguns (jogadores) se adaptam rápido quando chegam, outros nem tanto. É outra cultura, outro panorama na carreira dele. Entra em questão, muitas vezes o psicológico do jogador de ficar longe da família e amigos, fator que pesa e muito na volta do jogador ao futebol brasileiro.

Falando em voltas.....

Gabriel Barbosa (cria do Santos e hoje no Flamengo), Guilherme Arana (base do Corinthians e hoje no Atlético-MG), Pedro (base do Fluminense e hoje no Flamengo), são exemplos de jogadores que foram fracassos na Europa, não se adequaram a cultura e foram muito pouco utilizados no decorrer da temporada pelo seus respectivos clubes.

O Brasil hoje em dia vende jogadores por milhões que rendem caminhões de dinheiro quem vem lá de fora e pulam muitas etapas no desenvolvimento do atleta e isso deixa um "déficit" técnico na carreira dele.  O jogador não se adequando ao clube e sua cultura, acaba retornando ao Brasil para  quando surgir uma nova oportunidade no mercado esteja mais bem preparado tanto técnico como taticamente.

Exemplo de jogadores que se deram bem na Europa: Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), William (Arsenal), Roberto Firmino (Liverpool), Casemiro (Real Madrid), entre muitos outros que fazem sucesso até hoje no futebol europeu.

 Do Brasil para o Mundo!!!!

Fabiano Lakatos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.