COLUNISTA

11/11/2020
Flamengo contrata Rogério Ceni; acordo vai até o fim de 2021

Foto - Divulgação

   Na manhã desta terça-feira (10), no Ninho do Urubu, o Flamengo apresentou o técnico Rogério Ceni. Após duas goleadas - São Paulo e Atlético Mineiro - Domenec  Torrent foi demitido do cargo de treinador e de imediato já foi logo atrás para anunciar o novo técnico do Flamengo. 

  Embora, Rogério Ceni tenha admitido em outras entrevistas que iria cumprir seu contrato com o Fortaleza (CE) até o final. Mas, a proposta do Flamengo foi quase "irrecusável" e o desafio foi aceito.

   Rogério Ceni chega ao Flamengo para primeiro: arrumar uma defesa que nas últimas 3 partidas,  foi vazada 10 vezes; segundo: resgatar o futebol ofensivo da equipe rubro negro que conquistou tudo ano passado com o português Jorge Jesus; e terceiro: colocar ordem no grupo de jogadores para não haver "rachas" no elenco como aconteceu no Cruzeiro (ano passado que derrubaram o mito) e assim ter boa relação com o grupo e passar suas ideias de jogo (no Blog do PVC, do GE, jogadores do Flamengo gostaram da ideia inicial da filosofia de trabalho de Ceni).

   Rogério Ceni pode dar certo, como pode dar errado. Pode ganhar ou também pode perder jogos que é normal em se tratando de um calendário apertado (que a cada 3 dias têm jogos e não a tempo de treinamento). Em minha opinião, a contratação de Rogério é aposta e, uma aposta acertada em cheio. Domenec  Torrent também era uma aposta, pois foi auxiliar técnico de Pep Guardiola no Manchester City, depois saiu e foi para o futebol do EUA.  Mas os jogadores do Flamengo não entenderam o modo de trabalho do técnico espanhol e acarretou  em uma mudança de jogo, postura e posicionamento.

   Rogério Ceni vai tentar não perder muito das características ofensivas do time, vai mexer o "mínimo possível" no modo de jogar. Gosta de jogar com as linhas de defesas avançadas e um ataque rápido e veloz, com atacantes que definam numa jogada individual uma partida. Mas, fazer isso vai exigir muito trabalho, dedicação e tempo de preparação (coisa que aqui no futebol brasileiro não há).

 O torcedor do São Paulo tinha a esperança de, no começo do ano, contar com o treinador para a temporada (2021), mas isso não vai ocorrer, pois o técnico vai continuar sendo Fernando Diniz que vem fazendo um belo trabalho no comando do time do Morumbi.

  Como goleiro, Rogério Ceni foi um ídolo por mais de 20 anos no São Paulo. Ganhou todos os títulos possíveis na carreira como jogador e quer ser vencedor, mas dessa vez como técnico. E o torcedor do  São Paulo tem que entender isso. As glórias ficaram no passado, os momentos históricos vividos no time do Morumbi nunca irão se apagar. Técnico seja ele ídolo ou não daquele clube, como profissional, como técnico, tem que seguir em frente como qualquer outro profissional que faria, seja ela no campo ou nas quadras.

  A carreira de Rogério Ceni sem dúvidas nenhuma é exemplar, de respeito, de história e de títulos. Jogando pela seleção brasileira ou pelo próprio São Paulo. Dirigindo o Fortaleza então foi brilhante. Virou ídolo por lá. Uma passagem rápida pelo Cruzeiro e logo após esse "revés" voltou ao clube cearense.

  Tá na história, tá gravado e eternizado aquele 100° gol em cima do Corinthians em março de 2011 na Arena Barueri.

 Enfim, o mito!!!

Siga meu twitter: @fabiano_craque


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.