COLUNISTA

20/04/2021
UEFA x Super Liga Europeia: Rota de colisão??

Enfim, a Super Liga Europeia finalmente foi criada, e isso caiu como uma "bomba" no futebol internacional. E não tão bem recebida pela UEFA que organiza o maior torneio de Clubes da Europa: A UEFA Champions League. O conflito começa quando a UEFA muda o formato da competição de 32 para 36 equipes para ter mais jogos e assim gerar mais dinheiro aos clubes (e agradar principalmente aos gigantes europeus), sem fase de grupos (10 jogos, 5 em casa e 5 fora) e com pontos corridos a serem disputados a partir da temporada 2024/2025. 

Os 8 primeiros colocados se classificam e do 9° ao 24° colocados aconteceria playoffs para assim mais 8 equipes se juntarem as outras já classificadas e formar as oitavas de finais. 

Resumindo: a Super Liga Europeia foi criada por 15 clubes sendo que somente 12 foram anunciados e faltam mais 3 equipes que ainda não tiveram seus nomes revelados.

6 equipes da Inglaterra: (Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal, Liverpool e Tottenham); 3 equipes da Espanha: (Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid); e 3 equipes da Itália: (Milan, Juventus e Inter de Milão) encabeçaram esse "motim" no futebol europeu.

Só que as consequências podem acontecer. A UEFA vai punir os clubes e jogadores que entrarem em campo para jogar a competição. A entidade que organiza principalmente a Eurocopa pode "barrar" os jogadores desses 12  clubes fundadores (e mais três a serem inseridos) com talvez uma parcela de ajuda da FIFA em futuras competições, incluindo Copa do Mundo.

Clubes de outras federações como Bayern de Munique, Borussia Dortmund (Alemanha) e PSG (França) não apoiam a iniciativa, pois acreditam que isso vai prejudicar outras equipes de outras ligas inferiores que tem a oportunidade de enfrentar clubes de maior expressão e consequentemente ganhar uma maior premiação por só participar.

 Claro, que isso pode mudar, não sabemos se é uma pressão sobre a UEFA, se é jogo político (e isso não duvido), se tem e pode ter dinheiro de outras empresas, se tem e deve ter dinheiro de outras grandes emissoras de televisões para adquirir direitos de transmissões e tudo mais da Super Liga Europeia.

É muito complexo o assunto, deve ter outros capítulos sim,  outros desfechos virão acontecer.

Enfim, haja coração amigo!!!

 

Fabiano Lakatos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.