COLUNISTA

12/07/2021

Itália bicampeã da Eurocopa

Foto - Divulgação

A Itália esperou mais de 50 anos para ser campeã novamente da Europa. A Inglaterra fez sua primeira final de Eurocopa em casa, no Estádio Wembley com mais de 60 mil torcedores empurrando o "English Team".

Com 1:57 minuto de jogo, a Inglaterra abriu o placar com Shaw. Depois, viu a Itália crescer, dominar as ações ofensivas e empatar no segundo tempo. As duas equipes, procurando a todo momento atacar, ser mais ofensivas e incisivas.

Durante os 90 minutos, empate.  Então a partida foi para a prorrogação. Na prorrogação, persistiu o empate. Ninguém queria se arriscar a tomar gol.

Pênaltis!

Nas cobranças de pênaltis, brilhou o goleiro Gianluigi Donnarumma (Itália) com 3 defesas.  Aliás, diga-se de passagem, o goleiro italiano foi eleito o melhor jogador do torneio pela UEFA.

Não havia uma decisão de pênaltis em uma final de Eurocopa, desde 1976 quando Alemanha x Tchecoslováquia decidiram o título.

A Itália voltou a ser protagonista de um torneio, voltou a aparecer no cenário mundial. Aquela camisa azul tem peso e história. São 4 copas do mundo na "bagagem". Uma rica história pra falar a verdade.

Essa reconstrução, muito se deve ao treinador Roberto Mancini que após a não classificação para a Copa da Rússia de 2018, colocou a Itália novamente nos "trilhos, Nesse novo modelo de jogo, com mais ofensividade, mais dinâmico.

Agora são 34 jogos de invencibilidade da Azzurra, podendo ultrapassar a marca histórica entre seleções que mais ficaram sem perder. Ainda tem as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e os números só devem aumentar mais.

Fabiano Lakatos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.