COLUNISTA

06/08/2020
COVID19: COMO A REGIÃO DE BAURU PASSOU O ÚLTIMO MÊS?

Tantas polêmicas já envolveram a Região da DRS-6 (Bauru) na dança das cores do Plano São Paulo (entre o amarelo, o laranja e o vermelho) que o Prof. Vieira e eu resolvemos ver como as coisas se passaram por aqui nos últimos 30 dias. Muito se tentou atribuir responsabilidades a este aquele município ou região, mas a verdade é que as coisas não andaram bem em NENHUM DELES. Nada longe da previsão feita desde março de que em JULHO, seriamos atingidos pela Fase 3 da pandemia, no estado (depois da Capital e áreas metropolitanas)

Estudamos os casos e óbitos novos ocorridos de 05/07 a 04/08, nos municípios sede das regiões de saúde: Botucatu, Avaré, Bauru, Jau e Lins e verificamos o seguinte:

Os CASOS da Covid-19 cresceram 2,4 vezes em média. Botucatu, em melhor posição cresceu 1,7 vezes. No extremo oposto Lins, com aumento de quase 4 vezes em número de casos novos.

Na média, os ÓBITOS duplicaram. O menor aumento em Avaré (1,2 vezes) e o pior e Bauru (2,6 vezes). Botucatu, 1,7 vezes, aqui também.

Na tabela abaixo se expressam os casos e óbitos (por 100 mil habitantes) nestes últimos 30 dias. É fácil observar que estamos todos no mesmo barco. Botucatu em posição intermediária, bem próximos a Jau. Bauru e, principalmente, Lins em situação mais crítica.

Repetimos: a hora é de CAUTELA. De aguardar melhores dias...


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.