COLUNISTA

08/08/2020
MORTALIDADE POR COVID-19 (EM TEMPOS DE "FASE AMARELA"),
CRESCE MAIS EM NOSSA REGIÃO DO QUE A MÉDIA ESTADUAL

Estamos às portas de uma nova mudança de Fase do Plano São Paulo. Voltamos à Fase Amarela, que permite maior flexibilidade das medidas de Isolamento Social no comércio, além de abertura de bares e academias (estavam todos fechados?).

Para ajudar a reflexão sobre esta mudança, o Prof. Vieira e eu lançamos mão de um pequeno estudo de mortalidade da Covid-19, comparando Botucatu com dois municípios vizinhas (Bauru e Jau) e com o Estado. Dados por 100.000 habitantes, para permitir a comparação. As datas de referência são as de mudanças de Fase.

Muito se tem destacado a baixa mortalidade por Covid-19 em Botucatu, semelhante aliás aos dois outros municípios. A referida "baixa taxa de mortalidade" é flagrante quando se compara Botucatu ao Estado. Vejam que o Estado tem uma mortalidade TRÊS VEZES superior a Botucatu, em 7 de agosto.


PORÉM... devemos observar também que entre 13/7 e 7/8, os óbitos cresceram mais em nosso município quando comparado ao Estado. Muito pior ainda para Jaú e, principalmente, Bauru.

Como explicar esta aparente contradição? Fácil!
A Pandemia começou pela capital e áreas metropolitanas, com grande ocorrência de mortes. Assim, quando se trabalha com "ÓBITOS ACUMULADOS" a média do Estado ainda está bem mais alta.

Com a Fase 3 da pandemia, porém, a doença se deslocou para os médios municípios, como os mencionados. Daí, neste último mês, nossos óbitos cresceram bem acima da média estadual! ESTA É A VERDADE!

Isto deve ser motivo de preocupação neste momento, em que a flexibilização se amplia.
Nas sábias palavras dos especialistas, dentre eles o Professor Carlos Magno Fortaleza, o afrouxamento social antecipado é o responsável pela agoniante persistência da ALTA OCORRÊNCIA DE CASOS E ÓBITOS em nosso Estado e no Brasil.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.