COLUNISTA

13/08/2020
OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI CHEGA A 90% NO HC

Desde o dia 29/07, quando a Taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu o recorde de 86%, o acompanhamento das estatísticas diárias deste indicador passou a ser feita por muita gente. Afinal era um número bem superior aos 26% que atingira em junho, quando os 30 leitos de UTI foram postos em funcionamento no HC-FMB.

Nos últimos dias as coisas pareciam melhorar, com taxas de 66%, mas hoje retornamos à marca recorde de 90%.

A existência de leitos de UTI, em especialmente em mãos competentes, como em nosso HC, sempre é uma condição altamente favorável. Mas apesar dela, é bom lembrar que a letalidade da Covid-19 é alta nos mais idosos: acima de 10% nos maiores de 70 anos; acima de 25% nos de idade superior a 90 anos (1 óbito em cada 4 casos!). Estes são dados de Botucatu.

Esta alta Taxa de Ocupação de UTI é, uma vez mais o reflexo do crescimento da Pandemia: menos isolamento (chegamos a 33% semana passada!), mais contatos interpessoais, mais de CASOS NOVOS e INTERNAÇÕES, maior demanda por UTI (o último recurso da intricada dinâmica da pandemia).

Vamos lembrar que isto se aplica a toda a região, cuja população tem o HC-FMB por referência. Temos, o Prof. Vieira e eu, acompanhado, a procedência dos pacientes internados, sendo, em sua maioria de outros municípios, como se observa na figura abaixo.

PRECISAMOS MANTER A CAUTELA, pois em Covid-19, não existe “Ilha da Tranquilidade” em meio à tempestade!

Fontes: Boletins do HC-FMB e da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.