COLUNISTA

14/08/2020
COVID-19 AVANÇA NO INTERIOR

Conforme previsto pelos especialistas, o Estado de São Paulo vive um momento de expansão dos casos de COVID-19, principalmente às custas do interior.
Para ilustrar isso, Prof. Vieira e eu selecionamos: a) municípios do interior (excluída a Grande São Paulo) com população entre 100 mil e 300 mil habitantes; b) Casos acumulados até os dias 30/6 e 12/8.

Os resultados estão aí:
- até 30/06, destacam-se, com muita evidência, Cubatão e Paulínia, dois municípios pertencentes a ÁREAS METROPOLITANAS (de Santos e Campinas, respectivamente), atacadas na FASE 2 da Pandemia;

- a partir de julho (últimos 45 dias) chegamos à prevista FASE 3, em que o alvo da Pandemia são os MUNICÍPIOS DE PORTE MÉDIO com alta circulação regional. Observe que neste período o número de casos chegou a aumentar SEIS VEZES em Sertãozinho e Araçatuba (aumento de testagem?);

- BOTUCATU, que até 30/6 estava na quarta posição (alta testagem?), em 12/8 se coloca no meio do quadro, na 24ª posição de casos confirmados, dentre os 39 deste extrato de municípios.

- a última coluna mostra a variação das prevalências entre estas duas datas. Merece ser vista com cuidado (vejam Botucatu) mas sobre isto vamos falar amanhã, comparando, inclusive com a grande São Paulo. Adiantamos que, enquanto houve UM AUMENTO DE 3,7 VEZES NO INTERIOR, na Grande São Paulo, o aumento foi quase a metade: 2,1 vezes.

REAFIRMAMOS, Botucatu este bem neste quadreo comparativo, mas a doença se expande entre nós, como em todo interior. É hora de CAUTELA e ZELO no ISOLAMENTO SOCIAL.

Fonte: SEADE/ Secretaria Estadual de Saúde

PS: Tem números para os amigos e familiares de todo o interior "passarem o tempo"


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.