COLUNISTA

18/09/2020
COVID-19: POTENCIAL DE TRANSMISSÃO CAI EM BOTUCATU E REGIÃO

Muita gente inquieta com o fato de que apesar da queda de CASOS NOVOS de Covid-19 no Brasil e no Estado de São Paulo, a doença se mantém em patamares estáveis em Botucatu.

Para entender melhor este fenômeno, o Professor João Carlos Vieira, com base nos parâmetros do Imperial College, de Londres, e as informações produzidas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), produziu este valioso quadro com estimativas do FATOR “R”, para a Região de Saúde Polo Cuesta (Botucatu), separando Botucatu e os demais municípios.

O Vieira quebrou a cabeça para, com base na evolução da morbidade e mortalidade, fazer estas inferências. Coisa de quem entende e gosta de estatística (VALE UM TÍTULO DE MESTRE!)

Os números parecem frios e sem significado, mas é bom ESCLARECER:

O FATOR (ou VALOR) “R" revela o potencial de propagação de uma infecção numa população. Se é superior a 1, significa que, em média, cada infectado transmite a doença a MAIS de uma pessoa e a doença se espalha. Ao contrário, quando o Valor R é menor do que 1, cada indivíduo infectado passa o vírus pra MENOS de uma pessoa e a doença retrocede. Numa situação natural (sem nenhuma medida de controle, o Valor R para a COVID 19 seria entre 2,4 e 3,3.

Vejam que o Fator “R” decai em nossa Região de Saúde, PRINCIPALMENTE NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, onde o Fator “R” está abaixo de UM e em QUEDA.

PS: Para quem não saiba a Região de Saúde de Botucatu é composta pelos seguintes municípios: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel, Torre de Pedra


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.